Pai de João Pedro acusa polícia de forjar presença de bandidos no local da morte

Mãe do jovem assassinado contou emocionada em entrevista que seu sobrinho está se sentindo culpado pelo que aconteceu, por não ter reagido

Garoto de 14 anos, João Pedro Mattos Pinto, foi morto em casa durante operação policial.
Foto: Reprodução Redes Sociais
Garoto de 14 anos, João Pedro Mattos Pinto, foi morto em casa durante operação policial.

 O pai do adolescente João Pedro Matos Pinto , o comerciante Neilton Matos voltou a afirmar, na manhã desta quarta-feira, que os argumentos da Polícia Civil para o que aconteceu na casa de lazer da família na Ilha de Itaoca, em São Gonçalo, que culminou na morte do menino, são forjados . Em entrevista virtual ao programa Fátima Bernardes, conduzido na manhã desta quarta-feira pela jornalista Patrícia Poeta, Neilton disse que criminosos não invadiram a residência , como a polícia diz.

"A polícia quer forjar uma situação. Não tinha bandido . Entraram na casa e tacaram duas granadas. Além dos tiros. Só tinha adolescentes de família ", afirmou.

A Polícia Civil havia dito que policiais civis da Core estou atrás de um bando de traficante que invadiu a residência e jogou granadas e disparou tiros contra os agentes. E que os policiais revidaram.

Leia também: Manifestantes pedem "Fora Bolsonaro" no Planalto e geram tumulto com governistas

Matos também disse que seu filho estava onde deveria estar quando foi atacado.

"Sabemos que morar em comunidade não é fácil. Sabemos viver aqui dentro. Mas quem tirou o sonho do meu filho foi a polícia. João Pedro não estava na rua em confronto. Estava dentro de uma casa, de um lar familiar. Ninguém tem o direito de entrar na casa de alguém e tirar a vida de um jovem de 14 anos", lamentou. " Arrancar um filho de dentro da gente não tem explicação. Você cria, ensina, dá amor, divide sonhos e tiraram ele de mim", disse.

Nesta quarta-feira, o delegado Allan Duarte, da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, que investiga o caso, disse ao "RJTV" que já ouviu o depoimento de três policiais civis, duas testemunhas e que ainda hoje receberá um dos pilotos do helicóptero que levou o menino para Lagoa Rodrigo de Freitas também para ouvi-lo. Segundo o delegado, os policiais descartaram qualquer envolvimento dos jovens que estavam dentro da residência com traficantes em fuga e que também está solicitando a a polícia federal informações sobre a operação ocorrida no Complexo do Salgueiro e qual foi o resultado.

Você viu?

Leia também: Pilotos de helicóptero que levaram garoto João Pedro serão ouvidos pela polícia

A mãe de João Pedro, Rafaela Matos, comentou que os jovens que estavam na casa no momento dos disparos estão muito traumatizados.

"O primo dele não chora e disse que se sente culpado por não ter feito nada para evitar a morte do meu filho " disse, isentando-o de culpa e em prantos. "Meu filho me pedia para ir jogar futebol e eu dizia não. Ele reclamava que eu o estava prendendo muito, mas sempre foi para o bem dele".

Perguntado por Patrícia Poeta sobre o que espera do futuro, Neilton Matos respondeu que gostaria que o estado procurasse a família.

Leia também: "Não vou me calar nunca", diz primo de João Pedro, morto em operação policial

"Queria que o estado nos procurasse. O governador até agora não procurou nossa família . Estamos praticamente abandonados. Creio na justiça, principalmente na de Deus. Se aqui a justiça não foi feita a de Deus será, mas esperamos que seja cumprida aqui. Meu filho tinha sonhos, já sabia o que queria. Queria ser advogado e ele tinha condições para isso. Um filho com notas boas, sem notas vermelhas, um filho 100% ", comentou.

Um áudio feito por um dos jovens que estavam na casa onde morreu o menino João Pedro relata os momentos de pavor vividos pelo grupo de adolescentes. Em certo momento o narrador diz que um primo de João pegou o seu corpo, entrou dentro de um carro para ir em direção ao helicóptero da polícia civil que estava no campo de futebol da localidade. E que neste momento policiais civis estavam na casa fizeram disparos contra o carro.