Prefeito do Rio, Marcelo Crivella pediu que população respeite as medidas de isolamento
Reprodução/Twitter
Prefeito do Rio, Marcelo Crivella pediu que população respeite as medidas de isolamento

O prefeito Marcelo Crivella confirmou o prolongamento das medidas de contenção por mais sete dias durante a inauguração de um tomógrafo na UPA da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, na manhã desta terça-feira. Na semana passada, a prefeitura decretou uma série de restrições no município — visando à redução de circulação no número de pessoas e veículos em 11 bairros — por uma semana. A atualização das ações para o combate ao novo coronavírus serão publicadas ainda nesta terça-feira em edição extra do Diário Oficial da cidade, sendo adiantadas na coletiva prevista para o fim desta manhã no Riocentro. O prefeito confirmou que a decisão foi tomada após uma reunião com a comunidade científica.

Leia: Paulo Marinho presta depoimento para Polícia Federal nesta quarta no Rio

Crivella destacou que ele e sua equipe estão "animados" com a velocidade da curva de contágio pela Covid-19 no município que caiu para 0,039. O índice chegou a bater 0,6 de contágio. Ontem, segundo informou a Secretaria municipal de Saúde, o município contava com 13.443 casos confirmados e somava 1.960 mortes. Os dados são atualizados diariamente.

Apesar da adoção de novas medidas restritivas durante a pandemia do novo coronavírus, o prefeito destacou não ter sido necessário — até o momento — decretar lockdown (fechamento) total na capital.

Você viu?

"Lembrando que países da Europa só caíram (com a curva de contágio) para 0,6 com o lockdown total. E nós fizemos aqui medidas ponderadas, equilibradas. A indústria não fechou, os serviços não fecharam, a não ser serviços que são muito próximos uns dos outros, como dentista, cabeleireiro, manicure, com o comércio mantido os (serviços) essenciais. Fizemos o mesmo efeito que teve na Europa, mostrando que nossas medidas, tentando preservar o máximo que podia da economia sem colocar em risco as vidas, fez com que a curva de contágio fosse caindo e permanecesse do jeito que está. Se nós tivermos paciência e permanecermos fazendo o mesmo e com mais competência, chegarem ao 0,01 e teremos os leitos", afirmou Crivella.

Menos aglomeração

Diferente do cenário do último domingo, em que durante a inauguração de um tomógrafo na Pavuna houve aglomeração, hoje o prefeito do Rio, Marcelo Crivella , estava afastado do público e da imprensa. Próximo a ele estavam somente pessoas de sua equipe, como a secretária municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch, que continua no cargo. Quem quisesse ver o novo tomógrafo na UPA da Cidade de Deus nesta manhã podia entrar no local, mas com acesso controlado para evitar grandes grupos. No entanto, o espaço em que foi realizada a inauguração tinha pessoas juntas umas das outras. Crivella comentou sobre as aglomerações nos eventos da própria prefeitura.

Leia também: Perguntado sobre queda de ministros, Bolsonaro fala sobre corrupção do PT

"Eu sei que nesse momento de solidariedade a turma vem. A turma esquece o risco e vem, quer olhar, quer participar, receber essa energia divina que é o esforço da prefeitura para fazer o que tem que ser feito", afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!