Momento em que guardas municipais desfizeram tenda de rave no Rio
Divulgação
Momento em que guardas municipais desfizeram tenda de rave no Rio

Horta, churrasqueira, roupas e toalhas penduradas em galhos de árvores, 35 barracas instaladas, algumas delas cercados por bambus ou protegidas por lonas de plástico, que mais pareciam pequenas residências, e uma grande área num dos santuários ecológicos do Rio destruída. Havia até um pequeno galinheiro. Este foi parte do cenário encontrado por guardas municipais na tarde de quinta-feira na Praia do Meio, área de proteção ambiental em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Segundo denúncia recebida pelo setor de inteligência da Secretaria de Ordem Pública (Seop), um grande grupo de pessoas se preparava para uma festa rave, que aconteceria provavelmente no fim de semana.

Leia mais: Bolsonaro admite ter falado 'PF' em reunião, após negar menção por uma semana

Cerca de 70 pessoas flagradas no local, sem equipamentos de proteção contra a Covid-19, foram retiradas e forçadas por guardas municipais a retornarem à Praia de Grumari por uma trilha de uma hora e meia de caminhada. Todas as barracas e outros produtos encontrados no local foram desmontadas e retirados.

Após percorrerem a trilha, a equipe do Grupamento de Operações Especiais e da Diretoria de Operações da Guarda Municipal ficou impressionada com o que encontrou. A desmontagem começou imediatamente e oito facões e dois machados foram apreendidos. Em um dos vídeos feitos por um guarda municipal, um homem que estava acampado negou que a reunião era para a realização de uma festa rave.

Você viu?

"Estamos aqui para nos proteger do novo coronavirus . Não é para festa rave", comentou. Um outro guarda alertou que os acampados cometeram crime ambiental. E, apesar disso, simplesmente orientou as pessoas e determinou que retornassem pela trilha até Grumari.

"Ficamos surpresos de ver que, em plena pandemia, a maior de toda a nossa história, as pessoas não compreenderam a gravidade do coronavírus e não respeitam o isolamento social. Estavam todos reunidos, sem qualquer proteção, como se não corressem risco de ter a doença, além de estarem acampados em local proibido pela legislação ambiental", afirmou o comandante da Guarda Municipal, inspetor geral José Ricardo Soares, que mobilizou toda a operação assim que foi informado sobre a denúncia.

Leia também: STF deve decidir sobre divulgação de vídeo da reunião de Bolsonaro nesta sexta

Com 300 metros de extensão, a praia selvagem de Barra de Guaratiba fica localizada na área do Parque Natural Municipal de Grumari, sob tutela da Secretaria Municipal de Meio Ambiente . De difícil acesso, só é possível chegar por trilha, cerca de 1h30min de caminhada ou pelo mar. Área de mata atlântica , a praia do Meio é bem preservada e de relevância ecológica e beleza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!