Covas abertas no cemitério Vila Nova Cachoeirinha que atende a Brasilândia bairro onde negros são metade da população e tem o maior número de mortes por Covid-19
José Cícero da Silva/Agência Pública
Covas abertas no cemitério Vila Nova Cachoeirinha que atende a Brasilândia bairro onde negros são metade da população e tem o maior número de mortes por Covid-19

São Paulo se aproxima da marca de 55 mil infectados pelo coronavírus e o número de casos tende a aumentar nas próximas semanas, segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantã e coordenador do Centro de Contigência do Coronavírus no estado. A quantidade de infectados já supera a população de 516 dos 645 municípios paulistas. O número de infectados no estado já é maior que cidades como Campos do Jordão, que t em 51 mil habitantes.

LEIA MAIS: Mortes por Covid-19 no Brasil sobem para 13,9 mil; confira os números

A expectativa em relação ao avanço da doença tem como base a taxa de isolamento no estado, que se mantém abaixo de 50%. Na Grande São Paulo, o índice ficou em 48% ontem. No interior do estado, em 47%.

- Os números de hoje refletem o que aconteceu duas semanas atrás, quando o isolamento era maior do que o que temos visto nos últimos 15 dias - afirmou Covas.

Você viu?

São Paulo chegou nesta quinta-feira a 54.286 casos, com 3.189 registros num único dia. É quase o dobro dos 28.698 infectados registrados no fim de abril. Num único dia 197 pessoas morreram, elevando os óbitos para 4.315.

Paulo Menezes, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde do estado, alerta que o problema não está apenas na existência ou não de leitos de UTI e respiradores para atender os pacientes. Até agora não faltaram leitos e equipamentos no estado, mas as mortes continuam em alta.

A taxa de morte entre as pessoas que precisam ser internadas em UTI chega a 20%.

- Um a cada cinco internados em UTI, um não volta para a casa. Das pessoas que tiveram Covid-19 no estado, 8% morreram e não foi por falta de leito de UTI - afirmou.

Parte dos pacientes de Covid-19 que recebem alta também fica com sequelas. A doença ataca, além dos pulmões, os rins e, segundo o médico, muitos que tiveram alta terão de continuar a fazer hemodiálise.

O governo de São Paulo atribuiu ao esforço do isolamento social a redução da participação do estado no número de infecções e mortes no país. No dia 1º de abril, o estado representava 44% dos casos registrados no Brasil. Na quarta-feira, o percentual era de 27%. Das mortes por Covid-19 no país, 31% ocorreram em São Paulo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!