Um dos hospitais de campanha para combater novo coronavírus foi construído em 19 dias no Rio de Janeiro
Divulgação
Um dos hospitais de campanha para combater novo coronavírus foi construído em 19 dias no Rio de Janeiro

Enquanto 900 pacientes com suspeita ou contaminados pela Covid-19 estão à espera de internação, 231 leitos dos três hospitais de campanha do governo do Estado permaneceram vazios na manhã desta quinta-feira, segundo reportagem do G1. E apesar de dois dos três hospitais do estado serem administrados pela iniciativa privada — o da Lagoa-Barra, no Leblon e do Parque dos Atletas, no Riocentro — a fila é única e monitorada pela Central Estadual de Regulação. Ou seja, a distribuição dos pacientes para os leitos disponíveis em todo o estado é gerida pela administração pública.

Leia também: No Rio, 19 familiares de Bolsonaro estão sob investigação

Na última atualização feita pela Secretaria estadual de Saúde, as três unidades tinham 450 leitos disponíveis e 219 pacientes internados. A secretaria informou ao G1 que "os leitos dos hospitais de campanha serão ocupados de forma gradativa seguindo protocolo e preservando profissionais de saúde e pacientes" e que a "entrada dos pacientes é feita por intermédio da Central Estadual de Regulação". A pasta ainda não respondeu a esse questionamento sobre os novos números.

Hospitais de campanha do estado

  • Total de pacientes internados: 219
  • Total de leitos vazios: 231
  • Total de leitos disponíveis: 450
  • Total de leitos prometidos: 800

O Hospital de Campanha do Maracanã, por exemplo, tinha 142 leitos ociosos até a quarta-feira. Com 28 leitos de UTI ocupados, a unidade tem 170l disponíveis A promessa do governo do Estado é de que até a próxima sexta-feira o hospital terá 400 leitos em atividade, 200 deles de UTI.

Leia mais: Bolsonaro encontrou antigo chefe da PF do Rio, após ele ser nomeado para cargo

Já no Hospital de Campanha do Leblon , há 170 pacientes internados, sendo 82 deles em leitos de UTI. Segundo apuração do G1, 30 leitos estavam vazios há espera da distribuição de pacientes feita pelo Estado, segundo a última atualização da prefeitura. Desde o início da semana, a unidade, construída com doações de um grupo de empresas e administrada pela Rede D'Or, tem sua capacidade máxima de 200 leitos disponíveis, dos quais 100 deles de UTI.

No Parque dos Atletas, o mais recente hospital de campanha aberto, tinha, até quarta-feira, 21 pacientes internados, sendo 19 em UTI. A unidade tem 80 leitos já prontos,e a promessa de 120 leitos estejam construídos no local até o próximo dia 22. Ao todo estão planejados 50 leitos de UTI e 150 de enfermaria. O hospital teve sua construção financiada pela iniciativa privada e é administrado pela rede D'Or.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!