Cristo Redentor já foi usado para homenagear profissionais de saúde
Alexandre Cassiano / Agência O Globo
Cristo Redentor já foi usado para homenagear profissionais de saúde

Um jogo de luzes vai levar novas projeções ao Cristo Redentor, símbolo da cidade carioca, a partir das 18h30 neste domingo. A ação quer chamar a atenção sobre a falta de alimentação e sobre o desperdício. Para isto, o monumento apagado ganhará a palavra "fome" em seu centro. Um coração vermelho também vai aparecer e "bater". Em seguida, alimentos como frutas e legumes vão cair, preenchendo o monumento, até encobrir a palavra fome e chegar ao topo, colorindo o Cristo Redentor.

Leia também: Estado do Rio tem mais de 100 mortes por Covid-19 pelo 3º dia seguido

A ação faz parte da iniciativa do Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ e da Mesa Brasil, e busca promover a campanha no combate à fome e ao desperdício de alimento. Ao final, será projetada a inscrição "#MesaSemFome". A iniciativa conta, normalmente, com o apoio de empresas parceiras para o recebimento das doações. Com a chegada da pandemia, os organizadores têm buscado apoio também da população. Houve crescimento da demanda por doações, reflexo direto do distanciamento social causado pela Covid-19.

Do início da pandemia no estado do Rio de Janeiro até o último dia 5 foram arrecadadas 160 toneladas de alimentos, repassadas para mais de 40 mil pessoas. Entre os beneficiados, estão moradores de 50 comunidades do Rio. O Mesa Brasil Sesc destina as doações para entidades assistenciais cadastradas e as orienta para o aproveitamento integral dos produtos.

Quem quiser contribuir pode entregar alimentos e material de higiene em diversos pontos de arrecadação, como nas redes de farmácias Drogarias Pacheco, A Nossa Drogaria, Drogarias Max, Drogarias Mundial, FarmaHall, Drogarias Mais Barato e Drogaria Venâncio e de supermercados Vianense, Guanabara e Prezunic, em 20 paróquias e até em condomínios residenciais do Rio. A lista completa pode ser acessada em bit.ly/MesaSemFome .

Leia também: São Paulo tem a madrugada mais fria do ano

Campanha em modo virtual

A ação tem início às 18h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O Reitor do Santuário, Padre Omar, estará no alto do Morro do Corcovado, onde fará uma bênção. Serão exibidas mensagens gravadas em vídeo pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e pelo presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior. Na sequência, o historiador Leandro Karnal vai falar sobre as mudanças sociais provocadas pelo isolamento e pela pandemia da Covid-19. O evento é fechado, mas o público pode acompanhar em tempo real através do canal do Sesc RJ e de Leandro Karnal.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!