Amostras do vírus foram colhidas de superfícies infectadas para serem analisadas em laboratório
Pixabay
Amostras do vírus foram colhidas de superfícies infectadas para serem analisadas em laboratório


Virologistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criaram um grupo de força-tarefa para localizar o novo coronavírus em superfícies em espaços públicos de Belo Horizonte. Constataram, então, que dos 30 locais analisados, 17 estavam infectados pelo genoma do vírus. Entre eles, estavam corrimãos, terminais e pontos de ônibus e bancos de praça.

Por conta do alto volume de pessoas, a pesquisa foi concentrada nas regiões do sul e centrais da capital de Minas Gerais . Os resultados da pesquisa servirão para situar a Prefeitura da cidade em relação a espaços que estão em alerta e, assim, tomar providências e ordenar que pontos sejam desinfectados.

Mesmo que apenas uma área tenha sido analisada pelos virologistas, a prefeitura disponibilizou um mapa em que é possível verificar que todas as regiões têm casos de infecção. Cento e uma amostras foram colhidas em 30 locais diferentes da mesma área. Com isso, o grupo de cientistas buscou alertar a prefeitura e indicar que mais cuidados precisam ser adotados.

Terminais do Move também foram visitados. Superfícies de bancos e mesas de concreto das praças Duque de Caxias, Diogo de Vasconcelos e na rua Pernambuco, além do piso e pontos de ônibus localizados próximos da área hospitalar, estavam infectadas.

Depois de coletadas, as amostras foram conservadas em soluções que tornam o vírus inativo e, assim, transportável. Dessa maneira, os virologistas podem analisar seu genoma em laboratório.

A intenção é que esse projeto evolua e seja capaz de orientar ainda mais as ações de desinfecção coordenadas pela prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, é um alerta para que a população entenda que, caso tenham contato com essas superfícies com as mãos e toquem as vias aéreas sem higienização, podem ser contaminadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!