Comércio de rua do Rio de Janeiro fechado durante período de isolamento social
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Comércio de rua do Rio de Janeiro fechado durante período de isolamento social

RIO, PARÁ e MARANHÃO - A curva ascendente da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus , levou alguns estados e cidades do Brasil a implementar o confinamento social obrigatório e passível de punições em caso de descumprimento das medidas. O sistema de saúde, nestes locais, já está ou se encontra próximo de um colapso. Apenas na quarta-feira, o país registrou mais de 600 mortes em 24 horas e já passa de 8.500 óbitos.

Veja as restrições totais ou parciais adotadas:

Maranhão

A capital São Luís e mais três cidades estão em bloqueio total desde o dia 5. A medida terá 10 dias de duração.

  • Suspensão expressa de todas as atividades não essenciais, com exceção das relacionadas à alimentação, medicamentos, além de portos e indústrias que trabalhem em turnos de 24h;
  • Limitação das reuniões de pessoas em espaços públicos ou abertos ao público;
  • Funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais, tais como bancos e lotéricas exclusivamente para pagamento de renda básica emergencial, salários e benefícios sociais, com lotação máxima excepcional nesses ambientes e organização de filas;
  • Proibição de circulação de veículos particulares, exceto para compra de alimentos ou medicamentos, para transporte de pessoas para atendimento de saúde ou desempenho de atividades de segurança ou no itinerário de serviços considerados como essenciais;
  • Proibição de entrada/saída de veículos da Ilha, por 10 dias, exceto veículos transportando pessoas para atendimento de saúde; no desempenho de atividades de segurança ou no itinerário de serviços considerados essenciais;
  • Sanções administrativas quando houver infração às medidas de restrição social, como o não uso de máscaras em locais de acesso ao público;
  • A extensão da suspensão das aulas da rede privada nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

Pará

Por 10 dias a partir desta quinta-feira, a circulação de pessoas em sete municípios da região metropolitana, incluindo a capital Belém, e outros três no interior será amplamente limitada. 

  • Somente as atividades essenciais poderão funcionar, como supermercados, alimentação, bancos, farmácias, casas lotéricas e feiras livres.
  • Somente um membro da família deve fazer as compras e ser atendido por vez nos serviços essenciais.
  • Fechamento dos limites dos municípios, exceto para transportes de abastecimento de produtos e trânsito de profissionais essenciais, segundo o governador.

A partir de domingo até o dia 17 de maio, quem desrespeitar as medidas estará sujeito a advertências e multas de R$ 150 para pessoas físicas e R$ 50 mil para pessoas jurídicas.

Leia mais: Cientistas recomendam lockdown em vários estados do Brasil

Você viu?

Fortaleza

O governador do Ceará, Camilo Santana, prorrogou por mais 15 dias o decreto de isolamento social no estado, que agora valerá até o dia 20 de maio, e determinou o uso obrgatório de máscaras. O decreto impôs medidas mais rígidas na capital Fortaleza a partir do dia 8. Os governantes, no entanto, evitaram a palavra lockdown.

Permitido apenas o funcionamento de serviços essenciais, como supermercados, alimentação, bancos, farmácias, casas lotéricas e feiras livres.
Proibida a circulação de pessoas em locais ou espaços públicos, exceto para deslocamentos imprescindíveis para acessar as atividades essenciais;
Controle de veículos particulares em vias públicas, exceto deslocamentos devidamente justificados, e de veículos de serviços essenciais em funcionamento.

Campo Grande

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, determinou um bloqueio parcial do bairro da Zona Oeste, que tem o maior número de mortes por bairros na cidade, com 40 óbitos.

O fechamento do calçadão de Campo Grande começou nesta quinta-feira (7). Grades foram instaladas nos acessos e apenas trabalhadores de serviços essenciais poderão transitar. Todo o comércio não essencial deverá permanecer fechado. A fiscalização é feita por guardas municipais.

Bangu

Outro bairro populoso do Rio, que também fica na Zona Oeste da capital, vai ser incluído no bloqueio parcial da prefeitura a partir de segunda-feira, dia 11.

O calçadão de Bangu será fechado no dia 11. Grades serão instaladas nos acessos e apenas trabalhadores de serviços essenciais poderão transitar. A fiscalização será feita por guardas municipais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!