Desde início da pandemia, novo coronavírus já sofreu ao menos 30 mutações
Pixabay
Desde início da pandemia, novo coronavírus já sofreu ao menos 30 mutações


Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP criaram uma  plataforma interativa que reúne dados epidemiológicos da Covid-19 de todos os Estados brasileiros. As informações são obtidas no site do Ministério da Saúde e dão vida a gráficos interativos que são atualizados diariamente.

Quem está por trás da iniciativa é a pesquisadora Pilar Veras, que é pós-doutorando e atua no laboratório do professor Carlos Menck, do Departamento de Microbiologia do ICB.  A ideia veio da falta de um paralelo das informações sobre a epidemia em cada região do Brasil. "Com a forma que os dados eram apresentados, não era possível ter uma noção comparativa entre os Estados”, afirma Pilar.

Bastaram apenas três semanas para que todos os gráficos fossem colocados na plataforma, chamada Tableau, para livre acesso . O grupo de pesquisadores optou por usar gráficos interativos, em vez de estáticos, para que o usuário compreenda melhor os dados, podendo manipulá-los e escolher quais Estados deseja comparar.

"É uma contribuição singela que eu vi que estava faltando. Existem várias iniciativas que tentam fazer análises por Estados, mas os gráficos não reúnem todos os Estados e não exploram todos os dados , como mortalidade, incidência de casos, letalidade", explica a especialista.

Você viu?

É possível obter uma gama de informações de forma rápida, apenas passando o mouse sobre o estado desejado
Reprodução
É possível obter uma gama de informações de forma rápida, apenas passando o mouse sobre o estado desejado


Os gráficos contêm a quantidade total de casos e óbitos confirmados, bem como a incidência na população, a letalidade e a mortalidade. Em cada um, é possível selecionar datas e áreas, de acordo com a informação buscada. Outro gráfico permite verificar se o número de novos casos está diminuindo em cada região.

Além de oferecer informação gratuita e didática , a iniciativa destaca outros Estados do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo. A autora da pesquisa lembra que o país tem dimensões continentais e abriga uma série de peculiaridades que podem influenciar na coleta de dados, até mesmo no destaque que cada lugar ganha na mídia.

Em constante aprimoramento, os pesquisadores pretendem elaborar mais gráficos com diferentes dados . Um deles será sobre a disponibilidade de leitos em cada Estado, informação que ainda será coletada e, como destaca a pesquisadora Pilar Veras, terá grande impacto no planejamento de políticas para frear o vírus.

Outro fará uma relação entre os principais municípios do Estado, ou pelo menos as capitais. Tal comparação é de extrema importância, considerando que tais cidades são as que mais possuem aglomerações.

Acesse a plataforma aqui  para ver informações atualizadas sobre a epidemia de coronavírus em todo o Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!