Taxa de isolamento ideal em SP é de 70%
Agência Brasil/Rovena Rosa
Taxa de isolamento ideal em SP é de 70%

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no estado caiu para 47%, na segunda-feira (4). Índice ideal de adesão é de 70%, de acordo com o Centro de Contingência do coronavírus em SP.

O Secretário da Saúde, José Henrique Germann, lembrou, durante coletiva de imprensa concedida nesta terça-feira (5), a recomendação para a população ficar em casa. “É extremamente importante manter essa taxa entre 50% e 60%, mais perto de 60% possível. Idealmente acima disso”, disse.

PGR vai investigar motivos para troca no comando da PF do Rio

O infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência, alerta nesta terça-feira para as regiões em que os índices têm ficado abaixo de 50%. “Nós precisamos melhorar isso [os índices] todos os dias. E nós teremos enormes dificuldades no prazo um mês se este número não for superior a 50%. Eu me refiro a leitos disponíveis em toda a rede, especialmente leitos de UTI. É claro que isolamento é muito chato, muito difícil. Nós sempre agradecemos à população. Mas a população precisa estar convencida que esta é a única forma de nós darmos conta da assistência aos pacientes do Estado de São Paulo”, afirmou.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!