Com o avanço do novo coronavírus (Sars-coV-2) no Brasil e diante da decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal, que deu autonomia para os estados adotarem medidas contra a Covid-19, quatro termos tornaram-se frequentes na realidade da população: quarentena, isolamento, distanciamento social e lockdown. 

Leia também: Estudo aponta possibilidade de nicotina agir contra contra Covid-19

Planeta Terra com uma máscara
Reprodução
Planeta Terra com uma máscara

Cada termo citado possui um nível de alerta sanitário e de liberdade da mobilidade da população, podendo variar entre voluntário ou obrigatório. Os regimes são adotados de acordo com cada situação, todavia, na escala de risco, do menor para o maior, eles são classificados nesta ordem: distanciamento social, isolamento , quarentena e lockdown .

Leia também: Covid-19: vírus pode permanecer no ar por até 16 horas, sugere nova pesquisa

Pensando na alta dos termos, o Último Segundo conversou Dra. Raquel Muarrek, infectologista da Rede D'or, para elucidar cada medida contra a Covid-19 e saber o efeito que as mesmas causam na rotina da população. 

Distanciamento social

coronavírus
Reprodução
coronavírus

Segundo a Dra. Raquel Muarrek, o distanciamento social visa restringir o convívio entre as pessoas como forma de controlar a disseminação de doenças. “A distância mínima que as autoridades de saúde pedem neste momento é de 1,5m entre as pessoas, podendo ser maior em situações específicas”, explica.

Apesar de voluntária, nesta etapa, os comércios e as escolas fecham, além disso, eventos - independente do setor - são cancelados ou reagendados. No Brasil, graças a decisão do ministro Alexandre de Moraes, o governo municipal e estadual que decretam este e qualquer outro tipo de medida.

Por ser voluntária, não há aplicação de multa ou detenções para quem furar o distanciamento social. Em contrapartida, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, declarou em coletiva recente que ficar em casa nesta fase "é uma ação cívica". 

Isolamento

Pessoas em isolamento
Reprodução
Pessoas em isolamento


Falando em "ação cívica", o que diferencia o "isolamento" do "distanciamento" é o avanço da doença e um degrau a mais na escala de risco à vida. Podendo ser voluntário ou involuntário, o regime é definido pela Dra. Raquel Muarrek como "o afastamento das atividades sociais", sejam elas reuniões de amigos, presença em cultos religiosos ou passeios em geral.

O isolamento, como as demais medidas, é adotada para conter o avanço da crise sanitária, entretanto, é obrigatória para pessoas que sejam diagnosticadas com a enfermidade em pauta, podendo as mesmas serem detidas ou sujeitas à multa caso desrespeitem a ordem - o que coloca pessoas saudáveis em risco.

“Há várias formas de se fazer. No caso da pandemia no Brasil, a indicação veio dos governos para minimizar o contágio do vírus”, refletiu a infectologista. 

Você viu?

Recentemente, por exemplo, Blumenau, cidade de Santa Catarina, afrouxou a quarentena, mantendo apenas as orientação de isolamento. A medida permitiu que shoppings e comércios não essenciais reabrissem. Porém, a decisão mostrou-se falha após vídeos com aglomerações em centros de compras viralizaram na internet.

Quarentena 

quarentena
Reprodução
quarentena

Ao chegar no nível de quarentena a situação é encarada como "crítica" e a população geral é obrigada a adotar o regime, ou seja ficar em casa, saindo apenas em extrema necessidade - como ir ao mercado, farmácia ou comparecer a consultas médicas. Comércios considerados não essenciais são fechados.

De acordo com o site Tele Medicina , a medida é adotada pelo prazo de no máximo 40 dias, podendo se estender se necessário. Quanto a penalidades, fica a cargo de cada governo decidir como fiscalizar e controlar a situação.

Na Alemanha, por exemplo, o fato de duas pessoas permanecerem juntas na rua tornou-se foco de ocorrências da polícia. Já na Irlanda, as autoridades têm sido acionadas para acabar com reuniões de pessoas que decidiram furar a quarentena na casa dos amigos.  

No Brasil, a medida não tem regras tão rígidas, apenas multa ou detenção para pessoas que são diagnosticadas com o novo vírus e recusam o tratamento ou ficar em isolamento até a incubação da enfermidade. 

“O termomuito ouvido desde o início de março, tem como finalidade a reclusão de indivíduos durante o período máximo de incubação da doença – no caso da Covid, é de 14 dias. Entretanto, devido à gravidade e transmissibilidade da doença, esse período já foi prorrogado duas vezes em algumas cidades do Brasil”, diz a Dra da Rede D'or.

Lockdown

ilustração do coronavírus na América Central e Latina
Reprodução
ilustração do coronavírus na América Central e Latina

Apesar de ainda não ser utilizado no âmbito nacional, o lockdown é uma possibilidade e significa a paralisação total dos fluxos e deslocamentos. Nesta etapa, o governo intervém de maneira mais ativa, podendo usar as forças armadas além de multas e detenções.

“[É o] isolamento completo. Um protocolo de emergência que os governos utilizam para evitar a circulação de pessoas fora de determinados espaços”, analisa a especialista.

Leia também: Vacina experimental da Covid-19 poderá ficar pronta em semanas

A medida, por exemplo, foi adotada na Itália, antigo epicentro da pandemia de Covid-19 do mundo. No país, a polícia utilizou drones para fiscalizar o confinamento da população, além disso, para sair de casa, as pessoas deveriam solicitar um pedido ao governo, que avaliava a real necessidade do compromisso e poderia vetar ou aprovar a saída. 

No Brasil o regime não foi adotado, porém, caso o avanço da doença continue o governo pode optar pelo mesmo. Até a publicação desta matéria o Brasil contabilizava 50 mil casos ativos e mais de 3 mil óbitos devido à Covid-19 .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!