Novo hospital de campanha para combater novo coronavírus foi construído em 19 dias no RJ
Divulgação
Novo hospital de campanha para combater novo coronavírus foi construído em 19 dias no RJ


Entra em funcionamento neste sábado, a partir das 18h, o primeiro hospital de campanha exclusivo para atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) acometidos pela Covid-19 . O Hospital de Campanha Lagoa-Barra, no Leblon, receberá pacientes encaminhados pela Central Estadual de Regulação.

Leia também: Rio de Janeiro terá quatro hospitais de campanha para cerca de mil pessoas

Dos 30 leitos já montados, dez serão de Unidade de Terapia Intensiva ( UTI ) reservados a pacientes em estado grave. A capacidade total da unidade aumentará gradualmente até chegar a um total de 200 leitos, sendo 100 de UTI.

De acordo com o diretor do hospital, Dr. Werner Scheinpflug, os 30 pacientes que aguardam na fila do SUS serão acomodados na unidade ainda hoje. Não haverá atendimento de emergência.

Leia também: Traficantes da Cidade de Deus penduram faixa que informa toque de recolher

Você viu?

"Todos os pacientes que se internarem aqui serão oriundos da fila de regulação do governo estadual, que se baseia no critério de gravidade de cada paciente em duas filas: uma de enfermaria e outra de terapia intensiva. Nossa intenção é de que já consigamos entregar todos os 200 leitos já nas próximas semanas", detalha Scheinpflug, lembrando ainda que a unidade está sendo entregue com uma semana de antecedência em relação ao cronograma inicialmente previsto.

O Hospital Lagoa-Barra, construído em 19 dias, contará com tomografia digital, radiologia convencional, aparelhos de ultrassom e ecocardiograma, além de um laboratório de patologia clínica. A iniciativa vai gerar mais de mil empregos diretos e indiretos.

Leia também: Em SP, complexo do Ibirapuera receberá hospital de campanha contra Covid-19

Segundo Scheinpflug, cerca de metade dos profissionais de saúde que atuarão no hospital são da Rede D'Or. "Mas também estamos contratando profissionais no mercado, como médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas", afirma.

Com essas contratações, somadas às de profissionais de apoio, higiene e segurança, mil empregos foram gerados

O investimento de R$45 milhões para construção e operação da unidade vem iniciativa privada, liderada pela Rede D'Or e junto a Bradesco Seguros, Lojas Americanas, Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e Banco Safra.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!