O governo de São Paulo constatou neste domingo (12) que o novo conoravírus já está presente em um em cada quatro municípios do estado.
Leia também: Itália tem menor número de mortes por coronavírus em 24 dias
De acordo com dados que serão divulgados nesta tarde, são 162 cidades com pelo menos um caso da doença , o que significa uma explosão de 63% do alcance da doença, em apenas uma semana.
Segundo o governo, foram registradas mortes da Covid-19 em 63 cidades paulistanas - foram 588 mortes no total e 8.755 casos confirmados.
A maior parte das vítimas são homens (339, contra 249 mulheres) e pacientes acima de 60 anos (73,4% do total).
Você viu?
Leia também: Rio receberá o maior número de testes do Ministério da Saúde
A capital paulista concentra a maior parte dos óbitos - foram 352. Segundo autoridades sanitárias, em 10 dias a cidade já ocupou 45% da capacidade de atendimento preparada para a covid-19.
Outros municípios da região metropolitana ocupam as colocações seguintes: Guarulhos (16), São Bernardo do Campo (10), Osasco (9), Taboão da Serra (5) e Cotia (4).
O governador de São Paulo João Dória (PSDB) vem defendendo o isolamento social como medida para conter a doença no estado, e proibiu o funcionamento de diversas atividades econômicas consideradas não-essenciais.
Leia também: Governo estuda alternativa para repassar até R$ 40 bi para estados e municípios
Ele enfrenta oposição do presidente Jair Bolsonaro, que defende isolamento apenas de pessoas que são de grupo de risco, medida contra-indicada por médicos e organizações internacionais de saúde.