Comércio fechado em São Paulo
Veja SP/ Divulgação
Comércio fechado em São Paulo

As medidas de distanciamento social adotadas na capital do estado de São Paulo podem evitar quase 90 mil mortes pelo novo coronavírus, de acordo com estudo de oito pesquisadores; alguns deles chegaram a integrar recentemente a equipe do ministro Luiz Mandetta.

A pesquisa calculou a taxa de transmissão do vírus em São Paulo , isto é, a média de pessoas infectadas por cada indivíduo com a doença, desde o registro do primeiro caso confirmado, em 26 de fevereiro, e projetou o número de leitos em UTI necessários para lidar com a epidemia.

Caso não houvesse nenhuma medida de distanciamento, o novo coronavírus causaria 1.783 mortes nos primeiro apenas no primeiro mês e 89.349 no segundo mês.

Leia mais: Covid-19 mata mais que H1N1 nos Estados Unidos, diz universidade

Você viu?

Já com o isolamento, adotadas de forma voluntária ou por medidas governamentais, a estimativa é de de 1.999 mortos por covid-19 até o final de abril.

O número de mortes está condicionado à capacidade do sistema de saúde de atender efetivamente os casos graves da doença. Caso não houvessem medidas de distanciamento social, o número de pacientes graves seria mais que o dobro dos leitos em UTI disponíveis nos primeiros 30 dias, e 14 vezes nos 30 dias seguintes. Dessa forma, a rede entraria em colapso. Já com as medidas de distanciamento as Unidades de Terapia Intensiva existentes dão conta da demanda, afirma a pesquisa.

Veja também: Vovô é aplaudido em hospital após vencer a Covid-19; veja o vídeo

O estudo mostra um dado revelador: Antes de os habitantes da capital paulista começarem a ficar em casa, a taxa de transmissão estava perto de 2, ou seja, cada caso de Covid-19 geravam outros dois infectados. Porém, com as medidas de isolamento, esse número caiu para 1.

O estudo é assinado por Fabiana Ganem, Victor Bertollo Gomes Porto, Silvano Barbosa de Oliveira, Fabio Macedo Mendes, Wildo Navegantes de Araújo, Helder I. Nakaya, Fredi A. Diaz-Quijano e Júlio Croda.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!