doação de sangue
Alexandre Carvalho/A2 Fotografia
Doação de sangue passa a ser em domicílio no Rio durante a pandemia do Covid-19

Condomínios do Rio passam a ter, nesta terça-feira, coleta de sangue . O serviço - chamado de "Hemorio em casa" - visa a aumentar o número de doações durante período de pandemia do coronavírus, já que a população está em isolamento social. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, houve uma queda de 50% no número de doadores e de cerca de 70% no total de bolsas coletadas em todo o Estado. O Hemorio esclarece que não há qualquer evidência de risco de contrair o Covid-19 pelo ato de oar sangue.

Como funciona

Equipes do Hemorio instalarão estrutura para a coleta nos salões de festa de condomínios . Eles terão quer contar com pelo menos 500 moradores em idade adequada para doar. O doador aguardá em sua residência até que seja chamado por whatsapp ou pelo interfone, evitando assim aglomerações , o uso de transportes públicos e a exposição prolongada em ambientes externos.

Leia mais: Bolsonaro volta a pregar retorno ao trabalho e diz que OMS se associou a ele

Os síndicos de condomínios interessados na ação e que possuam a estrutura e o número adequado de moradores podem entrar em contato com o Hemorio pelo e-mail coleta.condominio@hemorio.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 96467-2154.

Doações em quartéis

Para conseguir que o estoque seja reforçado, durante o isolamento social o Hemorio mantém contato com as Forças Armadas, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal. O objetivo é promover a doação de sangue nos quartéis e batalhões.

Quem pode doar durante o período de pandemia

  • É preciso ter entre 16 e 60 anos e até 69, caso já sejam doadores de sangue
  • O doador deve pesar no mínimo 50 kg
  • É necessário estar bem de saúde
  • Quem quiser doar precisa portar um documento de identidade oficial com foto
  • Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes
  • Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais, portando o seu documento e um documento de identidade do responsável que assinou a autorização

  • Candidatos à doação que tiveram a doença ficam inaptos por 90 dias após a cura

  • Candidatos à doação que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por 1 ano após a cura
  • Candidatos à doação que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após cessação do contato
  • Candidatos à doação que retornaram de viagem internacional, vindos de qualquer país, ficam inaptos por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil.
  • Candidatos à doação que tiveram contato domiciliar com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após a cessação do contato

Leia também: Presidente da Bielorrússia indica vodka contra Covid-19 para "envenenar vírus"

Para mais detalhes e saiba como doar consulte o Disque-Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, por meio do número 0800 282 0708.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!