Rio de Janeiro investiga 25 mortes que pode ter sido causadas pela Covid-19
Hermes de Paula / Agência O Globo
Rio de Janeiro investiga 25 mortes que pode ter sido causadas pela Covid-19


O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, disse, nesta sexta-feira, que o Rio de Janeiro tem 25 mortes suspeitas de coronavírus sendo investigadas - nove estão confirmadas. De acordo com ele, há em torno de 41 pacientes com o Covid-19 internados, 20 deles no CTI.

Edmar anunciou ainda o investimento em uma linha de testagem para profissionais de saúde, para definir a causa de mortes suspeitas e também para pacientes com sintomas - no caso de testagem em massa, o número de contaminados pode dar um salto. "Se Deus quiser, a partir do dia 17 teremos essa nova fase de testagem", disse.

Ele disse que projeta para os próximos 30 dias mais 1.400 leitos - 1.200 deles divididos entre seis hospitais de campanha espalhados pelo Estados, todos com monitor e respirador. De acordo com o secretário, o prazo de 30 dias é devido à montagem das camas e dos aparelhos. A empresa responsável por montar os hospitais ficará responsável por contratar equipes para trabalhar neles.

Edmar anunciou ainda um reforço no Samu para o transporte de pacientes de coronavírus. Semana que vem serão vai distribuídas 50 ambulâncias para transporte de pacientes. A capital também será beneficiada.

Leia também: Testagem aumenta notificação do novo coronavírus no CearáFonte

Além disso, o secretário garantiu a ampliação do serviço para locais que ainda não contam com ele. "Vamos fortalecer e ampliar o nosso Samu", afirmou.

Você viu?

Respeito ao isolamento

Edmar disse ainda estar otimista com o comportamento da população e muito apreensivo com o que classificou como confusão de caráter político e administrativo - nesta quinta-feira, o governador Wilson Witzel chegou a dizer que sem a ajuda de ajuda financeira da União manter o isolamento seria muito difícil e depois abrandou o tom, afirmando que seguirá com as normas da Organização Mundial de Saúde ( OMS ).

"A OMS se posicionar no sentido de agravamento da situação e não voltou atrás. A única possibilidade (para conter o avanço) é o isolamento social. De cada cem pessoas que entram no CTI, metade morre. Então, quanto mais tempo conseguirmos segurar o isolamento social, menir será o impacto dessa crise sobre nós, menor será o número de mortes", destacou.

Com relação à falta de vacinas nos postos, ele voltou a dizer que elas vêm do Ministério da Saúde e que o Estado é apenas o distribuidor. Ele frisou fábrica responsável nao está tendo condições de produzir a vacina por causa da antecipação da campanha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!