O Departamento de Operações de Fronteira (DOF), divisão da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, prendeu um dos foragidos da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. A fuga ocorreu na madrugada do último domingo na penitenciária que faz divisa com a cidade de Ponta Porã (MS). Inicialmente, autoridades paraguais afirmaram que 75 detentos fugiram - posteriormente, o número foi atualizado para 76.
Os detentos fazem parte do Primeiro Comando da Capital ( PCC ) e pelo menos 40 deles são brasileiros. O episódio causou uma crise no Paraguai - a ministra da Justiça, Cecilia Pérez, colocou seu cargo à disposição e, na manhã desta segunda-feira (20), trinta agentes penitenciários e o diretor do presídio em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, Christian González, foram presos e estão prestando depoimento pela suspeita de facilitarem a fuga.
De acordo com o DOF, a prisão desta segunda-feira ocorreu após os militares reforçarem o policiamento após a fuga na unidade prisional. O homem detido tem 30 anos e é proveniente de Imperatriz, no Maranhão. Ele foi abordado por agentes na fronteira e, durante o depoimento confessou que fugira da penitenciária no Paraguai.
Leia também: Homem é encontrado carbonizado em agência bancária no centro de São Paulo
Ainda segundo o DOF, o acusado cumpria pena por tráfico de drogas e estava preso há quatro anos. Ele foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Ponta Porã. Na fuga, os criminosos utilizaram um túnel construído a partir de um dos banheiros das celas. Cinco caminhonetes utilizadas na fuga foram encontradas incendiadas em Ponta Porã, a uma avenida de distância de Pedro Juan Caballero. Apenas um prisioneiro foi impedido de sair da unidade.