Tamanho do texto

Entre os entrevistados que declararam alguma religião, evangélicos somam 31%, espíritas somam 3%, enquanto religiões afro-brasileiras chegam a 2%

Igreja arrow-options
Ana Branco / Agência O Globo
Missa na igreja de Nossa Senhora da Aparecida, na Ilha do Governador

Pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira (13) mostra que 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos, e 10% não têm religião. Segundo o levantamento, os espíritas representam 3% da população, seguidores da umbanda, candomblé e outras religiões afro-brasileiras somam 2%, enquanto ateus são 1% e judeus apenas 0,3%.

Leia também: Corpo de menina desaparecida em São Paulo é encontrado; vizinho é preso

A pesquisa do Datafolha foi feita nos dias 5 e 6 de dezembro, com 2.948 entrevistados em 176 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A maioria dos católicos e evangélicos se declaram pardos: 41% e 43% respectivamente. Os grupos de pardos e pretos somam 59% dos evangélicos e 55% dos católicos. Já os brancos somam 36% dos católicos e 30% dos evangélicos.

Na divisão por idade, a maioria dos católicos está na faixa acima de 45 anos, com mais de 50% dos entrevistados que apontaram esta religião. Já os evangélicos estão mais distribuídos, com mais de 20% em três divisões: de 25 a 34 anos, de 35 a 44 e de 45 a 59 anos.

Leia também: Justiça nega novo pedido de liberdade de viúva da Mega-Sena

Já quando as divisão são por escolaridade e renda mensal, a pesquisa do Datafolha apontou que tanto católicos quando evangélicos têm maioria nas mesmas faixas: ensino fundamental e médio, com renda de até dois salários mínimos.