PF investiga desvios na merenda escolar em SP
Reprodução/ Twitter
PF investiga desvios na merenda escolar em SP

A operação Prato Feito, iniciada pela Polícia Federal em 2018, concluiu que quadrilhas trocavam alimentos da merenda em escolas de todo o estado de São Paulo como um truque para desviar dinheiro. As informações são da Folha de S.Paulo .

Leia também: PM dirige bêbado no Réveillon e mata bebê recém-nascida no colo da mãe

A investigação da PF está chegando ao fim e aponta para a existência de cinco núcleos de empresários que burlavam licitações e pagavam propina a políticos, com o uso de lobistas, para superfaturar os contrato. Os grupos substituiam o cardápio da merenda por alimentos de menor custo: carne por ovo, proteína de soja por pipoca ou pão de queijo, colocavam mais arroz que o previsto e apenas metade do suco, em alguns casos. 

Na cidade de Tietê, no interior do estado, foi constatado que a prefeitura chegou a pagar R$ 12 reais pela unidade do ovo. 

Você viu?

Segundo a investigação, os líderes do esquema são Valdomiro Coan, Carlos Zeli Carvalho, Fábio Favaretto, Simon Bolivar Bueno e Wilson da Silva Filho. Cerca de R$ 1,6 bilhão foi desviado e 154 pessoas foram indiciadas por suspeita de participação no esquema.

Leia também: Cai o número de mortes por acidentes em estradas do Rio no Réveillon

Além disso, 13 prefeitos também são suspeitos. Entre esses está Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo do Campo. Alguns foram presos e cassados, como Átila Jacomussi (PSB), de Mauá, que acabou conseguindo liminar para voltar ao cargo. 

Procurada pela Folha , as prefeituras de São Bernardo e Mauá  afirmaram que os prefeitos prestaram todos os esclarecimentos às autoridades e negaram envolvimento no caso. Os líderes do esquema não quiseram se manifestar. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!