Agência Brasil

Tradicionalmente, as pessoa soltam fogos de artifício para celebrar a virada de ano.
Pixabay/Creative Commons
Tradicionalmente, as pessoa soltam fogos de artifício para celebrar a virada de ano.

Com a chegada do réveillon (1°), uma das principais tradições é o show de fogos de artifício para comemorar a virada. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal alerta sobre os cuidados que devem ser tomados na hora de soltar os fogos.

Leia também: Duas pessoas morrem em acidente com micro-ônibus em Mogi Mirim 

Segundo o major Souza Mendes, do Corpo de Bombeiros, ao comprar os artefatos é preciso verificar se a caixa tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que mostra se o produto passou por análise de segurança ou se traz a faixa etária permitida. As lojas também devem ter autorização para vender os fogos.

Cuidados

“Cada embalagem vem com instruções sobre a forma correta de soltar os fogos, que não pode ocorrer embaixo de prédios ou dentro de residências. É preciso observar se há árvores próximas, avisar os vizinhos com antecedência e, em hipótese nenhuma, soltar os fogos com as mãos.”

O major lembrou que as intruções contidas nas embalagens têm ajudado o Corpo de Bombeiros a reduzir acidentes com os fogos.

Souza Mendes lembrou ainda que, em caso de ocorrências, a recomendação é lavar a queimadura em água corrente, não usar nenhum produto sem indicação médica e ligar imediatamente para o 193.

No réveillon do DF, o Corpo de Bombeiros atuará com 115 agentes em duas festas que vão ocorrer na Esplanada dos Ministérios e na Prainhas na viarada do ano. As 14 viaturas de busca, salvamento e combate a incêndio estarão posicionadas em pontos estratégicos para realização de possíveis atendimentos. Equipes formadas pelos militares vao caminhar pelos locais durante os eventos para facilitar os atendimentos.

Leia também: Para Witzel, Segurança Pública foi tema mais importante de seu governo em 2019 

O Corpo de Bombeiros fará operação tática em locais com maior aglomeração de pessoas, informou Mendes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!