Pontos de alagamento já foram registrados após as chuvas
CENTRO DE OPERAÇÕES DA PREFEITURA DO RIO / REPRODUÇÃO
Pontos de alagamento já foram registrados após as chuvas

O Rio de Janeiro está em estado de atenção após chuva de intensidade forte atingir alguns bairros da capital fluminense. A Zona Oeste da cidade é um dos pontos mais atingidos na manhã desta segunda-feira (11).

Segundo especialistas, o núcleo de chuvas que atua na Baía de Sepetiba se desloca pela cidade e continuará causando chuva de moderada a forte nas próximas horas.

Entre 11h e 11h30, houve chuva forte em Sepetiba, Jacarepaguá/Cidade de Deus, Barra/Riocentro, Vidigal e Rocinha (São Conrado), Tijuca, Santa Teresa, Grajaú, Jardim Botânico, Barra/Barrinha, Santa Cruz, Laranjeiras, Alto da Boa Vista e Tijuca/Muda. Choveu de forma moderada na Urca, Jacarepaguá/Tanque, Saúde (Centro), região da Grajaú-Jacarepaguá, Grota Funda e Recreio. Outras regiões tiveram chuva fraca.

Leia também: Chuva forte em São Paulo provoca alagamento em vias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, na última hora, rajada de vento forte na estação Marambaia (56,9 km/h).

Para receber alertas de chuvas fortes pelo celular, qualquer pessoa pode se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil do Rio de Janeiro via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. O serviço é gratuito. 

Recomendações em caso de ventos fortes em casa: 

· Feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa. Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar;

· Aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore;

· Evite deixar objetos que possam cair em locais altos;

· Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas;

· Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.

Recomendações em caso de ventos fortes na rua: 

Não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas;

· Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;

· Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;

· Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;

· Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

· Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata;

· Fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.

Em casos de alagamentos: 

· Redobre a atenção ao dirigir e mantenha os faróis acessos;

· Permaneça em local seguro e evite áreas com alagamentos;

· Não caminhe pelas águas, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos sob a água, além de risco de doenças;

· Não fique próximo à beira de córregos e rios;

· Nunca force a passagem de carros em vias alagadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!