Veja como as cidades mais populosas do Brasil mudaram ao longo dos anos.
Unsplash
Veja como as cidades mais populosas do Brasil mudaram ao longo dos anos.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) divulgou um vídeo que mostra as mudanças na quantidade de habitantes das 20  cidades  mais populosas do Brasil. O primeiro levantamento é de 1872 e, de lá para cá, o  Brasil  se transformou e as cidades cresceram bastante. 

Quando o primeiro recenseamento geral foi feito, o país ainda era um império com menos de 10 milhões de  habitantes , a capital ainda era o Rio de Janeiro e Brasília sequer existia. 

Assista ao vídeo para ver as mudanças:

$


Leia também: População idosa cresce e aumenta demanda por profissionais especializados

Você viu?

Ao longo desses quase 150 anos, muita coisa mudou, e isso vai muito além dos 210 milhões de pessoas que vivem no Brasil hoje. Se antes São Paulo não estava na lista das 20 cidades mais populosas, hoje ela aparece em primeiro lugar. O posto foi, durante décadas, da cidade do Rio de Janeiro, que ficou em segundo lugar a partir de 1952. 

Outra curiosidade é que, quando os dados começaram a ser coletados, as cidades mais populosas ficavam, sobretudo, nos interiores dos estados, com sua maior parcela populacional vivendo nas zonas rurais. Hoje, dentre as 20  cidades  mais populosas, apenas quatro não são capitais - Guarulhos e Campinas, em São Paulo, e São Gonçalo e Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. 

Leia também: IBGE alerta Guedes que Censo 2020 pode não acontecer mesmo após cortes; entenda

Três dessas quatro cidades, aliás, mostram outro aspecto interessante: o processo de metropolização. É em meados do século XX que o país passa pela formação de grandes aglomerados urbanos, originando as grandes  metrópoles . É também nessa época que cresce bastante a população de Guarulhos (na Região Metropolitana de São Paulo), São Gonçalo e Duque de Caxias (ambos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro). 

Outro dado interessante é que Belo Horizonte passa a ganhar destaque apenas em 1920. Na década de 1960, a cidade já se torna a terceira mais populosa do Brasil, mas isso vai se alterando depois. Hoje, Belo Horizonte está em sexto lugar na lista. 

Leia também: Desemprego no Brasil diminui mas ainda atinge 12,6 milhões, diz IBGE

Em 2019, o terceiro lugar é de uma cidade que nem existia quando o primeiro censo foi feito: a capital Brasília. Dois anos após sua fundação, em 1962, a cidade já aparece entre as 20 mais populosas. Com um crescimento rápido, em 1973 ela já entra para a lista das 10 mais populosas. É em 2014 que Brasília se torna a terceira cidade mais populosa do Brasil, posto que ocupa até hoje. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!