Agência Brasil

O alerta do Inmet para o excesso de calor e seca vale até terça-feira
Agência Brasil
O alerta do Inmet para o excesso de calor e seca vale até terça-feira



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu hoje (5) aviso vermelho para toda a região do Distrito Federal , diante da previsão de se repetirem as mesmas condições climáticas registradas nessa quarta-feira (4), quando a cidade do Gama registrou recorde de 8% de umidade relativa do ar, superando os 9% ocorrido também no Gama, 29 de agosto de 2017.

Você viu?

Leia também: Grandes cidades enfrentarão condições climáticas "desconhecidas" até 2050

Leia também: Ministro Ricardo Salles é vaiado em evento sobre clima

De acordo com a meteorologista Naiane Araújo, o aviso vermelho é dado quando o nível de umidade fica abaixo do nível de 12% e é dstinado às autoridades de Defesa Civil para que decidam sobre adoção de medidas que evitem o desconforto para a saúde da população do Distrito Federal e também para ações de prevenção e combate às queimadas .

Ela explicou que o fenômeno é causado por uma massa seca e quente que está estacionada na região central e deve permanecer por mais sete ou dez dias. Naiane explicou que esse tipo de ocorrência, de temperatura elevada e baixa umidade , faz parte do padrão climático comum nesta época do ano no DF .

A meteorologista informou ainda que Brasília completa nesta quinta-feira 94 dias sem chover e que essa situação só deverá mudar na segunda quinzena deste mês, com a chegada ainda fraca da chuva, uma característica do período de transição, quando o período seco começa a ir embora dando lugar a estação mais chuvosa.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários