PF prende pelo menos 34 pessoas em operação contra 'tesouraria' de PCC
Divulgação
PF prende pelo menos 34 pessoas em operação contra 'tesouraria' de PCC

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira uma nova operação para desarticular o braço financeiro responsável pela lavagem de dinheiro do PCC, uma das principais facções criminosas que controla a venda de drogas e armas de dentro dos presídios. A Caixa Forte, como foi batizada a ação, é a segunda do tipo esta semana: na terça-feira, outra operação mirou a "tesouraria" do grupo.

Leia também: "Com o PT tinha um diálogo cabuloso" diz líder do PCC em conversa grampeada

Segundo a PF , pelo menos 34 pessoas já foram presas e um fuzil foi apreendido em Curitiba. Ao todo, foram expedidos 52 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão e 45 mandados de bloqueio de contas bancárias, com alvos em 18 cidades dos quatro estados. Pelo menos seis dos mandados são contra pessoas que já estão presas.

A ação é desdobramento da operação da PF contra a organização criminosa nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Em curso desde fevereiro, a investigação teve acesso a planilhas contábeis da facção e descobriu depósitos mensais entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão em 418 contas bancárias.

O dinheiro era usado pelo bando para financiar crimes e manter a rede do grupo funcionando em todo o território brasileiro. Os valoes cobriram desde o auxílio funeral de um integrante ao custeio de hospedagem de familiares em visitas a presídios.

De acordo com a investigação, os repasses eram originários do tráfico de drogas. A transferência entre contas bancárias era feota de forma fracionada para não acionar dispositivos de vigilância do Conselho de Controle de Atividades Financeiras ( Coaf ).

Leia também: Kajuru anuncia troca de partido: "Querem que eu seja inimigo de Bolsonaro"

Os mandados estão sendo cumpridos em Uberaba (MG), Conceição das Alagoas (MG), Campo Grande (MS), Corumbá (MS), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Itaquaquecetuba (SP), Embu das Artes (SP) e nas cidades paranaenses de Curitiba, Londrina, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo, Fazenda Rio Grande, Goioerê, Mandirituba, Matinhos, Paranaguá, Pinhais e Piraquara. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!