Tamanho do texto

Caso ocorreu na cidade de Água Branca, no Piauí. Animal seria morto e teria gordura retirada para venda por altos preços no mercado local

Sucuri foi devolvida à natureza após ser resgatada arrow-options
João Coruja / Arquivo pessoal
Sucuri resgatada tinha quatro metros e foi liberada de volta na natureza

Uma cobra sucuri de quatro metros e cerca de 50 quilos foi resgatada na cidade de Água Branca, interior do Piauí, e devolvida à natureza. Segundo o ambientalista João Henrique, criador do projeto Corujão, parte da população tinha interesse de matar o animal antes do bicho ser resgatado. “Queriam vender a banha do bicho, que era a gordura, eu falei que isso não podia acontecer e que era errado, que as coisas não se resolvem matando o animal”, lembra.

Leia também: Sucuri de seis metros para tráfego ao atravessar rodovia em Mato Grosso

Em um vídeo, ele registrou o momento no qual a cobra foi solta na natureza. Segundo João, que criou o projeto após ver a violência sofrida pelos bichos silvestres na área, a dificuldade de conscientização do público foi um dos motivos pelos quais ele decidiu registrar os resgates nas redes sociais.

“O desfalque desse animal é muito triste para a natureza porque são essas cobras que controlam grandes populações de ratos que poderiam invadir as casas da cidade”, lembra. Veja vídeo do resgate: