Tamanho do texto

Temperaturas neste domingo atingiram novos níveis em diversas cidades do país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste

Frio em Curitiba
Gisele Pimenta / FramePhoto / Agência O Globo
Diversas cidades do país tiveram temperaturas abaixo de 0°C, principalmente na região Sul e Sudeste

Neste domingo (7), diversas cidades pelo Brasil estão tendo uma das manhãs mais frias do ano. Em São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, a mínima atingida nas primeiras horas do dia foi recorde em 2019. Já em outras capitais, como Curitiba e Porto Alegre, a geada coloriu as ruas de branco e trouxe ainda mais frio.

Na capital paulista, o frio voltou a bater recorde. Depois de chegar a 7,5°C no sábado (6), os termômetros marcaram 6,5°C. O valor, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi registrado de forma automática na estação do Mirante de Santana, zona norte da cidade. A medição manual pode trazer um dado mais preciso, e ainda menor, sobre a temperatura deste domingo.

Campos do Jordão , no Vale do Paraíba, houve registro de geadas durante a madrugada e o início do dia. Lá, os termômetros marcaram -1°C entre 4h e 5h da manhã, segundo dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Anteriormente, a menor aferição em 2019 tinha ocorrido no dia 9 de junho, com a marca de 2°C. 

Já em Belo Horizonte , a situação foi ainda mais gelada . O Inmet apontou 5,7°C como a mínima do dia até o momento, registrada na Estação Cercadinho, no bairro Buritis, região oeste da capital mineira, superando os 9,1°C do último dia 5 de junho. A sensação térmica chegou a ser de -9°C.

Temperaturas negativas no Sul

Frio SC
Cadu Rolim/Fotoarena/Agência O Globo
Cidades da região Sul tiveram termômetros marcando valores abaixo de zero

Nada menos do que 24 cidades do Rio Grande do Sul tiveram termômetros abaixo de zero neste domingo. Os destaques foram Serafina Correa (-4,9°C), Quaraí (-4,8°C) e Vacaria (-4,2°C). Já na capital Porto Alegre, a mínima foi de 3,4°C, a menor desde junho do ano passado, com sensação térmica de -0,4ºC, segundo a Somar Meteorologia.

No Paraná , o recorde ficou com a cidade de General Carneiro, que marcou gélidos -7,1°C. Em Curitiba, os termômetros zeraram e ficaram com a marca de capital mais fria do Brasil .

Por fim, em Santa Catarina,  diversos municípios tiveram temperaturas abaixo de zero, com as mínimas variando entre -5,8°C e 4,5°C. São Joaquim, na região oeste do estado, chegou a registrar a precipitação de neve ao longo da madrugada e ficou com o titulo de cidade mais fria .