Depois de mais de 50 horas de trabalhos de busca, os bombeiros encontraram os corpos de dois irmãos que estavam soterrados desde as fortes chuvasde quinta-feira em Camaragibe, no Grande Recife . Na manhã daquele dia, os jovens não conseguiram fugir do deslizamento de uma barreira, que atingiu ao menos três casas da área. Com o resgate dos corpos, subiu para nove o número de vítimas dos temporais na Região Metropolitana.
Leia também: Cinegrafista morre no Rio vítima de bala perdida após confronto entre facções
Ítalo Wengel de Souza, de 13 anos, e Lucas Ricardo da Silva, de 6 anos, estava desaparecidos desde quinta-feira na Segunda Travessa Bom Jesus, no Bairro dos Estados. O mais novo teve o corpo encontrado por volta de 19h30 de sábado e o mais velho, às 1h30 deste domingo. O menino e o adolescente eram filhos de Edilene da Conceição, de 30 anos, que também morreu por contas das chuvas .
O temporal começou por volta das 2h da manhã da última quinta-feira. De acordo com a prefeitura, o volume registrado em 12 horas (186 mm) equivaleu ao previsto para duas semanas nesta época do ano.
Ainda não há informações sobre o horário e o local do enterro dos jovens. No total, 20 bombeiros trabalharam na operação de buscas pelos corpos deles.
O colapso da barreira em meio às fortes chuvas matou outros três filhos de Edilene da Conceição. Eles foram identificados, de acordo com o G1, como Cauã Ricardo da Silva, de 8 anos; Bianca Maria Conceição de Albuquerque, de 3 anos; e Beatriz Maria Conceição de Albuquerque, de apenas 11 meses. Os corpos foram achados na sexta-feira.
Também morreu soterrado no mesmo local Edvaldo Ferreira da Silva Filho, de 23 anos. A mulher dele, Larissa Lafayete Ribeiro, de 20 anos, foi resgatada viva e está estável, apesar dos ferimentos no fêmur e no quadril.
Em outro deslizamento de terra, a adolescente Maria Gabriela de Souza, de 17 anos, morreu em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife . A mãe e os dois irmãos mais novos da jovem, além de outra criança de 11 anos, foram socorridos no incidente do bairro de Jardim Monteverde e passam bem.
Uma mulher de 34 anos morreu ao entrar com o carro no Túnel Josué de Castro, inundado pela chuva, por volta de 20h30 de quinta-feira, no bairro de Pina, em Recife. O veículo afundou. Duas outras mulheres que estavam no carro conseguiram escapar, mas a vítima, identificada como Mirelle Paula da Silva , não sabia nadar e se afogou.
De acordo com a Prefeitura , a condutora do veículo ignorou a sinalização, apresentava sinais de embriaguez e se recusou a realizar o teste do bafômetro. Ela teve a carteira de habilitação (CNH) retida e foi conduzida por policiais militares à Delegacia de Boa Viagem, onde a ocorrência foi registrada.
Neste sábado, os corpos das cinco primeiras vítimas identificadas foram enterrados no cemitério de Camaragibe.
Leia também: Marido da deputada Flordelis é executado dentro de casa em Niterói
Segundo informações da Prefeitura de Recife, foram registradas 24 mortes na cidade decorrentes de deslizamentos entre 2001 e 2012. Em 2013 e 2014, o Recife não registrou nenhuma morte. Entre 2013 e 2019, foram cinco — nenhuma em 2018 e 2019. Neste ano, para a Operação Inverno, que se dedica a mitigar os efeitos das chuvas
, foram destinados R$ 81 milhões em recursos públicos.