Idosos que caíram no golpe do falso sequestro chegaram a se hospedar em um hotel a mando dos bandidos
Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Idosos que caíram no golpe do falso sequestro chegaram a se hospedar em um hotel a mando dos bandidos


As possibilidades que poderiam justificar o desaparecimento de um casal de aposentados desde a última quarta-feira (22) até o fim da tarde desta sexta-feira (24) em Belo Horizonte eram tantas para a família que as fotos e características principais do homem de 69 anos e da mulher de 67 anos foram divulgadas em massa nas redes sociais.

Leia também:

Mas a história acabou ganhando outros contornos quando mais de R$ 300 mil foram transferidos das contas dos aposentados para um desconhecido. Perturbados com um falso sequestro da filha, eles passaram quase 48h no telefone sob constante ameaça de criminosos, que os manipularam e aplicaram um dos golpes mais comuns dos estelionatários.

No fim da noite de quarta-feira (22), o aposentado recebeu a ligação informando que a filha havia sido sequestrada. Ao ouvir os gritos de uma mulher ao telefone e perceber que os criminosos pareciam estar vigiando os movimentos do casal, o homem acabou acreditando e não percebendo que se tratava de um golpe .

Os bandidos disseram, na ligação, que a filha deles estava sendo abusada e afirmavam mentiras que, por coincidência, acabaram batendo com a realidade do momento. Frases como: “estamos vendo o senhor mexer os braços de tal forma”, “coloque os braços para fora da janela para que possamos vê-lo” e “jogue um papel na rua”, foram contadas.

Para impedir que o casal entrasse em contato com alguém ou tivesse algum auxílio de familiares e vizinhos, os criminosos convenceram o aposentado, que atendeu a ligação, a retirar o telefone de casa do gancho e se hospedar com a mulher em um hotel na região Centro-Sul da capital.

Com as constantes ameaças, os bandidos começaram a dar ordens para que as vítimas
transferissem grandes quantias em dinheiro. Cientes dos limites de depósitos e transferências das instituições bancárias, eles obrigaram o casal a percorrerem três agências bancárias para mandarem o dinheiro.

Você viu?

Em pequenos depósitos, a quantia, para a Polícia Civil, pode ter chegado a mais de R$ 300 mil.
“O meu pai nunca foi de sair sem dar notícia, sem deixar recado. A ligação não completava e o
celular e os dados móveis estavam desligados. O telefone de casa ficou dando sinal de ocupado muito tempo até que a moça que trabalha lá chegou e achou a situação bem estranha e colocou o telefone no gancho, aí a gente começou a mobilizar para tentar encontrá-los. Ela acionou a gente porque achou estranho os dois não estarem logo pela manhã, as gavetas do meu pai reviradas”, afirmou a filha do casal, a enfermeira Débora Mendonça Soares, 36.

O pesadelo só teve fim quando, após a Polícia Civil entrar em contato com as agências bancárias informando o crime, uma das instituições informar que o casal estaria naquele momento no local realizando uma transferência. Os policiais foram até o local e conversaram com o aposentado, que só então, após quase 48h, desligou a ligação com os bandidos.

O reencontro, segundo Débora, foi de muita alegria e alívio. “Foi muito emocionante. Eles estãomuito abalados porque o meu pai é uma pessoa muito ativa. Ele ficou extremamente abalado. A filha sequestrada no caso seria eu, então no momento em que ele me viu ele ficou muito emocionado, foi muito emocionante o reencontro e, saber que eles estão bem, é o mais
importante de tudo agora”, disse.

Leia também:

Segundo a delegada Maria Alice Faria, que está à frente do caso, a situação foi menos arriscada porque família procurou ajuda da corporação. “É importante que a família entenda a gravidade do desaparecimento, que pode decorrer por várias formas, como desse caso que é uma causa criminosa. É importante comunicar logo quando perceber a quebra na rotina. O familiar precisa procurar uma delegacia para iniciarmos de imediato as buscas. Não existe 24h nem 48h, nem um minuto sequer”, disse.

A delegada ainda ponderou os cuidados a serem tomadas para evitar cair nesses golpes. “Que as pessoas fiquem atentas também pois são golpes que geralmente oriundam de presídios e são muito reais. Tão logo iniciem esse telefonema informando que o familiar está em risco, é
importante que a pessoa pense e raciocine, desligue o telefone e procure localizar essa pessoa
que em tese está apontada como vítima de um crime, para que possa agir de forma consciente”, completou.

A filha do casal, Débora, pontuou que a persuasão dos criminosos não foi amadora. “Eles foram mesmo sujeitos a uma violência psicológica porque eles acreditavam que estavam sendo monitorados. Meu pai é uma pessoa extremamente inteligente. Às vezes, a pessoa acha que porque 'eu sou advogado' não vou cair nesse golpe. Meu pai é uma pessoa extremamente
inteligente e ele sofreu uma violência psicológica mesmo e acabou caindo”, afirmou.

Leia também:

A Policia Civil informou que vai investigar o caso. “Nós não temos ainda todos os detalhes.
Estamos ainda fazendo os levantamentos de como de fato aconteceram todos os fatos e estamos em apuração para concluirmos o que aconteceu. Os dois são idosos, estão muito desgastado, sem dormir. É um crime gravíssimo, de extorsão, no qual eles não puderam ter sequer um descanso mental para raciocinarem o que estavam vivendo”, afirmou a delegada Maria Alice Faria.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!