PM agride e imobiliza estudante para separar briga em escola do Distrito Federal

Governo diz que polícia apenas "separou" os envolvidos em confusão para "evitar que se machucassem"; PM diz que ação visou a proteção de aluno

PM usou da força para separar briga de estudantes em Ceilândia
Foto: Reprodução
PM usou da força para separar briga de estudantes em Ceilândia

Um agente da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) foi filmado agredindo um estudante durante ação para separar briga entre alunos de uma escola em Ceilândia. O episódio se deu na manhã desta sexta-feira (26) e os vídeos da ação truculenta rapidamente se espalharam pelas redes sociais.

Leia também: MEC investirá menos em faculdades de humanas e mais em "áreas que dão retorno"

Nas gravações, é possível ver o PM derrubando um estudante no chão para imobilizá-lo, segurando-o pelo pescoço, enquanto outros alunos se mostram assustados. "Vou filmar, vou filmar. Tão batendo", diz o autor de uma das filmagens.

A confusão ocorreu no Centro Educacional nº 7 de Ceilândia , que é uma das escolas que passaram a ter gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública.

Leia também: Doria encurta férias escolares de julho e cria dois recessos para rede estadual

A ação truculenta da polícia motivou revolta por parte de alunos, que se reuniram em frente à escola após as aulas para protestar. Segundo estudante ouvido pela reportagem do jornal Correio Braziliense , ao menos dois jovens ficaram machucados por conta da ação dos policiais.

Em nota, a Secretaria de Educação do Distrito Federal disse que a Polícia Militar apenas "separou os envolvidos" em uma briga entre estudantes, "evitando que se machucassem". Os alunos foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), ainda de acordo com a pasta, que exaltou o bom histórico do colégio.

"A secretaria informa, também, que a Comissão de Direitos Humanos da OAB-DF esteve recentemente no CED 7 e emitiu parecer positivo sobre a gestão compartilhada da escola", destacou o governo do DF.

Ao Correio , a Polícia Militar do DF informou que a confusão envolveu três alunos e que o PM flagrado nos vídeos "deitou por cima do adolescente agredido, que se encontrava no chão, a fim de protegê-lo". "Entretanto, os outros dois alunos continuaram as agressões, inclusive contra o policial militar", completou a nota.

Leia também: Cobra de 3 metros é forçada a 'devolver banquete' após invadir galinheiro; veja

Assista ao vídeo da ação da PM abaixo: