Pai de santo Bita do Barão morre em hospital de Teresina
Divulgação
Pai de santo Bita do Barão morre em hospital de Teresina

O pai de santo Wilson Nonato de Sousa, conhecido como Bita do Barão morreu nesta quinta-feira (18), aos 86 anos, após ficar dez dias internado no Hospital São Paulo, em Teresina, devido a uma infecção pulmonar. O trabalho do Babalorixá da cidade de Codó (MA) ganhou fama mundial e atraiu políticos e artistas.

Bita do Barão sofria de vários problemas de saúde e morreu ainda no hospital. A família tentou levá-lo para Codó, onde passaria os últimos momentos ao lado de amigos e familiares, mas não deu tempo. A informação da morte do pai de santo foi confirmada por sua filha, Janaína, que, inclusive, dará continuidade ao seu trabalho.

"Por mais que um dia a morte chegue para o Mestre Bita, seu trabalho na terra nunca irá parar. Seus seguidores e sua filha Janaína dará continuidade a tudo que ele deixará aqui. Ao longo dos anos ele já a vinha preparando sua filha para permanece no seu lugar após sua partida. Salve o nosso mestre Bita do Barão", escreveu a família nas redes sociais.

Wilson Nonato de Sousa, conhecido como Bita do Barão, nasceu em Codó, cidade do Maranhão, em 10 de julho de 1932. O apelido foi dado pelo padrinho por ele ser uma criança atrevida, a ponto de ser comparado com um bode. Por conta da Umbanda , ele ganhou o sobrenome Barão de Guaré, uma homenagem aos orixás de sua tenda Rainha Iemanjá.

Bita do Barão iniciou seus trabalhos em 1954 e logo ficou conhecido mundialmente, chegando a receber políticos e famosos de forma clandestina para não ser preso em uma época que a Igreja Católica tinha muito poder no Brasil.

Uma entrevista concedida à Folha de S.Paulo em 1996 ficou marcada por conta das fortes declarações do pai de santo . Entre elas, estavam "adoro satanás" e "sou muito procurado por políticos e pessoas que querem melhorar a situação financeira".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!