O Presidente Jair Bolsonaro defendeu a fomação acadêmica como ponto principal para a prova do Enem e criticou o que chama de
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - 1.1.19
O Presidente Jair Bolsonaro defendeu a fomação acadêmica como ponto principal para a prova do Enem e criticou o que chama de "doutrinação"


O novo presidente da República, Jair Bolsonaro, disse neste sábado (5) que o novo responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Murilo Resende Ferreira, vai priorizar o ensino focando na formação acadêmica dos estudantes.

Leia também: Bolsonaro aponta "doutrinação exacerbada" no Enem e promete reformulação

Em uma publicação em sua conta no Twitter, Bolsonaro afirmou que Resende é doutor em economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e que sua formação mostra que ele vai deixar claro a "lacração" e "doutrinação".

"Murilo Resende, o novo coordenador do Enem , é doutor em economia pela FGV, e seus estudos deixam claro a priorização do ensino ignorando a atual promoção da 'lacração', ou seja, enfoque na medição da formação acadêmica, e não somente o quanto ele foi doutrinado em salas de aula", escreveu o presidente.  Confira:


Murilo Resende tem 36 anos e foi escolhido  para o cargo de diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - o órgão responsável pelo Enem - pelo novo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez .

Leia também: Novo ministro promete normas "conservadoras" e ensino não "partidário"

Ministro da Educação disse que Bolsonaro vai aprovar Enem

Ricardo Vélez Rodríguez, ministro da Educação da gestão Bolsonaro, diz que presidente vai poder aprovar prova do Enem
Rafael Carvalho/Governo de Transição
Ricardo Vélez Rodríguez, ministro da Educação da gestão Bolsonaro, diz que presidente vai poder aprovar prova do Enem


Em novembro, Vélez informou que "ninguém vai impedir" que o presidente eleito veja e aprove as provas do Enem, antes de elas serem aplicadas. “Se o presidente se interessar, ninguém vai impedir. Ótimo que o presidente se interesse pela qualidade das nossas provas”, afirmou o ministro .

A declaração se referiu a uma declaração feita por Bolsonaro após a prova deste 2018, em que ele disse que  “vai tomar conhecimento da prova antes”, por acreditar que algumas questões "doutrinam" os alunos. 

Leia também:  Bolsonaro quer turismo para preservar meio ambiente e Enem com "o que interessa"

A polêmica em torno da suposta doutrinação surgiu após uma questão do Enem abordar o "dialeto secreto" usado por gays e travestis. "Uma questão de prova que entra na dialética, na linguagem secreta de travesti, não tem nada a ver, não mede conhecimento nenhum. A não ser obrigar para que no futuro a garotada se interesse mais por esse assunto. Temos que fazer com que o Enem cobre conhecimentos úteis" disse  Bolsonaro , na época, em entrevista à TV Bandeirantes .


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!