Gerson Camata foi baleado em plena luz do dia em rua movimentada de Vitória; suspeito foi detido
Reprodução
Gerson Camata foi baleado em plena luz do dia em rua movimentada de Vitória; suspeito foi detido

O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata, de 77 anos, foi morto a tiros no final da tarde desta quarta-feira (26) na Praia do Canto, em Vitória, capital do estado. De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu em frente a um restaurante e o ex-governador morreu no local.

O ex-assessor de Gerson Camata , Marcos Venicio Moreira Andrade, de 66 anos, assumiu o crime minutos após ser detido próximo ao local. De acordo com as autoridades, o autor dos disparos que atingiram o ex-governador estava em uma motocicleta e fugiu , mas foi detido e  interrogado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), quando revelou sua culpa. 

A motivação, de acordo com o Secretário Estadual de Segurança Pública, Nylton Rodrigues, foi uma ação judicial do ex-governador contra o ex-assessor que levou a um bloqueio de R$ 60 mil da conta do atirador.

Leia também: Polícia identificou suspeitos de assassinar Marielle Franco, afirma secretário

A Polícia Civil está no local do crime fazendo a perícia, e vai assumir a investigação do caso. De acordo com testemunhas, o ex-assessor chegou próximo de Camata e, sem falar nada, fez os disparos. Imediatamente subiu de volta na motocicleta e saiu.

Através de sua conta no Twitter, o presidente Michel Temer lamentou a morte de Camata e o chamou de grande político:


Biografia de Gerson Camata

Gerson Camata foi governador do Espírito Santo, deputado e senador
Divulgação
Gerson Camata foi governador do Espírito Santo, deputado e senador

Gerson Camata nasceu em Castelo, interior do Espírito Santo e trabalhou como jornalista e radialista antes de ingressar na vida pública nos anos 60. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Vitória, ele se filiou ao Arena e foi eleito como vereador em Vitória no ano de 1967.

Quatro anos depois, foi eleito deputado estadual e, em 1975, se tornou deputado federal, também pelo Espírito Santo. Após a redemocratização, se filiou ao PMDB , e foi o primeiro governador eleito em seu estado após o fim da ditadura, em 1983.

Como senador, Gerson Camata cumpriu três mandatos, entre os anos de 1987 e 2011. Ele era casado com a ex-deputada federal Rita Camata (PSDB), que foi a relatora de projetos como o  Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Rita Camata foi candidata a vice-presidência em 2002, na chapa encabeçada pelo tucano José Serra que acabou derrotada pela de Lula (PT).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!