Nesta sexta-feira (12), dia de comemorações do feriado de Nossa Senhora Aparecida, considerada a Padroeira do Brasil, milhares de fiéis se dirigem até a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, para participar das homenagens à santa. O ponto de encontro é o Santuário Nacional de Nossa Senhora.
Leia também: Romeira é atropelada na Dutra durante peregrinação a Aparecida
Estima-se que pelo menos 200 mil pessoas devem passar pela Igreja, mesmo número registrado no ano passado, quando foi comemorado o tricentenário da imagem de Nossa Senhora Aparecida , que fica no local. Em 2016, foram recebidos 150 mil visitantes.
Principal local de peregrinação do País, neste ano a Basílica também comemora os 40 anos da restauração da imagem da padroeira do Brasil , danificada após um atentado em 1978.
O evento contou com uma missa principal, que aconteceu às 9 horas, e segue com a Procissão Solene, que leva a imagem da santa até a população, percorrendo as ruas da cidade. O trajeto começa na Basílica Velha, às 15h30, e segue até o Santuário Nacional, onde haverá uma missa de encerramento. A novidade fica por conta da imagem, que deixa de ser levada em carros para ser carregada pelos próprios devotos.
Durante o evento, o reitor do Santuário, padre João Batista, destacou a necessidade de oração para a situação política do País. Na quinta-feira (11), o candidato do PT Fernando Haddad se encontrou com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dia de Nossa Senhora Aparecida no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a cerimônia em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida acontece no Cristo Redentor, na capela que fica aos pés do monumento e é dedicada à santa. O presidente Michel Temer comparecerá à celebração, que acontece às 18h30.
Além de Nossa Senhora Aparecida , o evento no Morro do Corcovado também comemora o aniversário do Cristo Redentor, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo desde 2007. Nesta sexta, a escultura, que foi inaugurada em 12 de outubro de 1931 e é considerada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) completa 87 anos.