Tiroteio em escola no Paraná causa pânico entre os alunos do Colégio Estadual João Manoel Mondrone
Reprodução/TV Globo
Tiroteio em escola no Paraná causa pânico entre os alunos do Colégio Estadual João Manoel Mondrone

Um jovem de 15 anos levou uma arma para uma escola no Paraná e atirou contra colegas de classe do Colégio Estadual João Manoel Mondrone, em Medianeira, no oeste do estado. A cidade fica a 60 quilômetros de Foz do Iguaçu. De acordo com a polícia, o ataque foi registrado no início da manhã desta sexta-feira (28), por volta das 8h30. Assista ao vídeo:

Leia também: Polícia acha cativeiro com 11 crianças que eram treinadas para atirar em escolas

O Corpo de Bombeiros de Medianeira informou que dois alunos da escola no Paraná ficaram feridos. Um deles, de 15 anos,  recebeu um tiro e foi atingido na região lombar da coluna. De acordo com a corporação,  a bala ficou alojada e o jovem foi transferido para um hospital em Foz do Iguaçu.  O outro colega, de 18 anos, foi atingido de raspão em uma das pernas, e não corre risco de morrer.

Além do suspeito, outro adolescente também foi levado para a delegacia. Os dois estavam escondidos em uma sala fechada quando a Polícia Militar os encontraram. Segundo a polícia, os jovens teriam atirado contra os agentes, que revidaram, mas ninguém ficou ferido.  Com eles, foram apreendidos um revólver calibre 22, munição e uma faca. 

Antes dos disparos os dois adolescentes teriam explodido bombas artesanais que eles mesmos haviam produzido em casa. Algumas feitas com bombinhas amarradas em vidros de álcool e desodorante.

14º Batalhão da Polícia Militar do Paraná apreendeu bombas, armas e munições na casa do estudante que teria atirado em escola no Paraná
Divulgação
14º Batalhão da Polícia Militar do Paraná apreendeu bombas, armas e munições na casa do estudante que teria atirado em escola no Paraná

Os policiais foram até as residências dos estudantes e apreenderam mais bombas, arma de pressão e arma de fogo. Uma carta com pedido de desculpas também foi encontrada com os materiais escolares do suspeito, além de recortes de jornais de ataques em escolas dos Estados Unidos e do Brasil. À polícia, o  aluno que atirou declarou que estava sofrendo bullying.

Leia também: Tiroteio em escola nos EUA deixa dois funcionários feridos em estado grave

Disparos contra alunos em escola no Paraná aconteceu no Colégio Estadual João Manoel Mondrone, em Medianeira
Divulgação
Disparos contra alunos em escola no Paraná aconteceu no Colégio Estadual João Manoel Mondrone, em Medianeira



Secretaria da Educação se manifesta sobre ataque em escola no Paraná

Em nota, a Secretaria da Educação do Paraná se manifestou sobre o caso no colégio em Medianeira e informou que o agressor foi apreendido pela Polícia Militar do estado e está sob custódia. Veja o comunicado na íntegra:

A Secretaria da Educação informa que um estudante de um colégio da rede estadual em Medianeira disparou uma arma de fogo contra um colega de classe, tendo ferido este nas costas. Em seguida o aluno disparou a esmo pelo estabelecimento, tendo ferido outro aluno, de raspão, no joelho. Os envolvidos são menores de idade e estão matriculados no ensino médio.

O agressor foi apreendido pela Polícia Militar e está sob custódia. Os alunos feridos foram atendidos em um hospital da cidade, sendo que o estudante ferido com mais gravidade está internado.

O Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu está no colégio, prestando todo o apoio necessário à comunidade escolar. As aulas foram dispensadas e devem ser retomadas na segunda-feira (01/10).

O colégio já realiza um trabalho constante de prevenção e enfrentamento à violência e reforçará suas atividades nesta questão.

A Secretaria da Educação do Paraná desenvolve ações na rede estadual que visam à prevenção e ao enfrentamento a todas as formas de violências no âmbito escolar, por meio de práticas pedagógicas e subsidiando os profissionais da educação ofertando cursos de formação continuada.

Leia também: Ataque com faca deixa duas crianças mortas do lado de fora de escola na China

Dados do Censo Escolar 2017 apontam que a escola no Paraná atende estudantes do 6° ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. A unidade escolar possui mais de 1100 alunos matriculados e conta com 125 funcionários. Medianeira está localizada há 570 km Curitiba e tem cerca de 44 mil habitantes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!