Em São Paulo, o jogo do Brasil também vai mudar o horário de funcionamento de alguns serviços
Creative Commons/Wikipedia
Em São Paulo, o jogo do Brasil também vai mudar o horário de funcionamento de alguns serviços

A seleção brasileira volta aos gramados, nesta segunda-feira (2), para uma partida contra a do México, nas oitavas de final da Copa do Mundo na Rússia. O jogo do Brasil é às 11h e, como de costume, a partida vai afetar o dia inteiro de funcionamento dos serviços e do comércio em todo o País. Afinal, qual é o brasileiro que não para tudo para ver o jogo da seleção no mundial?

Leia também: Agências bancárias têm horário especial de funcionamento nesta segunda-feira

Nos órgãos do governo do Distrito Federal (GDF) hoje será dia de ponto facultativo, o que permite aos funcionários do Executivo local permanecerem em casa para assistir ao jogo do Brasil . A decisão é reflexo do cenário visto na primeira fase, quando foi determinado um expediente especial, mas houve confusão e engarrafamentos perto do horário da partida.

Ainda no DF, o Tribunal de Justiça terá expediente das 15h às 19h. Os prazos judiciais iniciados ou encerrados hoje ficam prorrogados para amanhã.

No comércio, uma convenção coletiva acordada entre o Sindicato dos Empregados do Comércio do DF (Sindicom) e o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) determinou que as lojas de shoppings e de rua vão ficar abertas até as 10h30, dispensando seus empregados até 13h30.

No transporte, ao contrário, o serviço será reforçado: o metrô de Brasília funcionará durante todo o dia. O mesmo ocorrerá com os ônibus, que circularão normalmente de manhã, com reforço no horário de pico, das 12h30 às 14h30. Após esse horário, o serviço será oferecido de acordo com a demanda.

Consequências do jogo do Brasil no Rio

No Rio de Janeiro, os órgãos estaduais também definiram a data como ponto facultativo . Porém, o decreto do governador Luiz Fernando Pezão estabelece que o expediente é normal nas repartições cujas atividades tenham exigências técnicas ou de interesse público.

A Polícia Militar fluminense fará reforço no policiamento nos locais onde houver grande concentração de pessoas para assistir ao jogo do Brasil. 

Leia também: Vai assistir jogos da Copa no trabalho? Confira o que você pode e não pode fazer

Além disso, os trens operados pela SuperVia vão funcionar com intervalos normais no pico da manhã desta segunda-feira, embora a concessionária tenha alterado a operação nos horários de menor movimento e no período que costuma ter maior movimento, após as 16h.

Por sua vez, o MetrôRio vai funcionar como se fosse um dia útil normal. Os trens vão operar entre as 5h e a meia-noite. Tanto na ida quanto na volta do jogo, o atendimento de horário de pico será estendido, com toda a frota em funcionamento. Operação do Aeroporto Internacional Galeão Tom Jobim também será normal. 

O que abre e fecha em São Paulo

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a exemplo do Rio de Janeiro, o atendimento ao público nas agências do interior, da capital e das regiões metropolitanas de São Paulo será das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h.

Além disso, o expediente nas unidades de atendimento do Poupa Tempo será parcial nesta segunda-feira, com o expediente começando às 15h, depois que o jogo já tiver terminado e o almoço também já tiver passado. O horário de fechamento será o habitual, ou seja, às 19h.

Por sua vez, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) abrirão somente às 15h. E as agências dos Correios ficarão abertas das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h.

Leia também: Veja onde será ponto facultativo em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

O rodízio de veículos funciona normalmente nesta segunda-feira, assim como as feiras livres, mercados municipais e sacolões. Os shoppings só devem abrir suas lojas, nesta segunda de jogo do Brasil , às 14h. 

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!