Tamanho do texto

Seleção brasileira entrou em campo às 9h desta sexta; o que causa mudança no horário de funcionamento de órgãos públicos, comércio e agências; veja

Neste dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo, lojas de shopping e o comércio de rua do DF abrirão a partir do meio-dia
Arquivo ANPr
Neste dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo, lojas de shopping e o comércio de rua do DF abrirão a partir do meio-dia

Hoje é dia da seleção brasileira entrar em campo. Porém, em vez do jogo ser às 15h como na estreia na Copa do Mundo , semana passada, o jogo do Brasil desta sexta-feira (22) é às 9h. Frente a isso, a partida afeta o funcionamento dos serviços e do comércio em todo o País.

Leia também: Com sessões esvaziadas, Senado e Câmara entram no clima da Copa do Mundo

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já havia informado que, em dias de jogo do Brasil às 9h, o atendimento ao público nas agências bancárias do interior, da capital e regiões metropolitanas será das 13h às 17h. 

Já os servidores públicos federais poderão escolher entre assistir aos jogos da seleção brasileira na Copa em casa, compensando as horas em outras datas, ou trabalhar durante essas partidas.

Expediente flexível em Brasília

Em Brasília, por exemplo, o expediente dos órgãos de governo terá início às 14h. Além disso, as agências do Banco de Brasília (BRB) e as unidades do BRB Conveniência estarão fechadas durante a manhã de sexta-feira (22). Elas abrirão das 13 às 17 horas.

Por sua vez, as lojas de shopping e o comércio de rua do DF abrirão ao meio-dia. A decisão é resultado de acordo entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindicom-DF).

Entretanto, alguns setores, como o de bares e restaurantes, não fecharão os estabelecimentos em nenhum horário durante os jogos da Copa – justamente para se aproveitarem do interesse público por suas televisões.

Nos setores de supermercados e farmácias, o funcionamento será facultativo.

No setor de transportes, o trabalho será reforçado. O metrô vai operar com 15 trens e 3 reservas nos terminais pela manhã. Das 12 às 14 h, aumentará para 20 o número de trens em circulação.

Os ônibus seguirão a tabela normal de dia útil, inclusive com os usuais reforços em horários de pico. Além disso, das 12h às 14 h, vão circular com o mesmo reforço de frota usado durante o período mais movimentado da manhã.

Já as emergências e as unidades de pronto-atendimento (UPAs) funcionarão normalmente. Ambulatórios e unidades básicas de saúde (UBS) não abrirão no turno em que ocorrer o jogo, funcionarão a partir das 14h. A Fundação Hemocentro de Brasília funcionará das 14h às 18h.

Leia também: Vai assistir jogos da Copa no trabalho? Confira o que você pode e não pode fazer

As agências da Secretaria de Fazenda e o atendimento telefônico pela central 156, opção 3, não funcionarão no turno do jogo, e abrirão das 14h às 18h30. As delegacias da Polícia Civil funcionarão a partir das 14h, e as Centrais de Flagrante funcionam 24 horas por dia.

Ponto facultativo no Rio de Janeiro

O governo do estado e a prefeitura do Rio decretaram ponto facultativo nesta sexta. O Tribunal de Justiça e o Detran não atenderão ao público. Os serviços essenciais como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estarão funcionando normalmente.

Já a concessionária Metrô-Rio seguirá com esquema de funcionamento de dia útil, das 5h da madrugada à meia-noite. Após o jogo, a concessionária vai estender o atendimento de horário de pico, com toda a sua frota, para levar os torcedores aos seus destinos. Trens extras estarão posicionados em pontos estratégicos da operação, caso seja necessária a utilização das composições.

Os trens da SuperVia estarão funcionando com a programação de dias úteis, com ajustes nos horários de saída das composições da estação Central do Brasil.

As composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estarão operando normalmente. Para quem for acompanhar a transmissão da partida e os eventos no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, o VLT voltará a oferecer viagens extras na linha 1, diminuindo o tempo de espera entre as composições. Haverá reforço também nas equipes de atendimento nos pontos de maior fluxo. A intenção é facilitar a circulação de quem chega e sai da região central para acompanhar os jogos e shows que acontecem na Praça Mauá.

O atendimento nos postos de saúde nas 232 unidades de saúde do município será das 13 às 17 horas. Hoje é o último dia da vacinação contra a gripe.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), a dispensa dos funcionários do comércio para assistir aos jogos do Brasil será mera liberalidade, porque os dias de jogos da seleção não são considerados feriados.

Aulas suspensas em São Paulo

Em São Paulo, as 72 unidades do Poupatempo no Estado só começam o atendimento a partir das 14h. Já as agências dos Correios começam o atendimento das 12h às 17h, e as unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) atenderão a partir das 14h.

Os hospitais, pronto-socorros, unidades de pronto-atendimento (UPAs) funcionam normalmente. As AMAs especialidades, Unidades da Rede Hora Certa e Ambulatórios de Especialidades funcionam a partir das 13h. Feiras livres e mercados municipais funcionarão normalmente.

Leia também: Calendário escolar sofre modificações durante a Copa do Mundo; veja quais

Embora as aulas nas escolas estaduais estejam suspensas em dias de jogos da seleção brasileira. A Prefeitura de São Paulo determinou que cada escola da rede municipal de ensino determinará o seu funcionamento nos dias de jogo do Brasil .

* Com informações da Agência Brasil.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.