Quando as partidas do Brasil na Copa do Mundo ocorrerem pela manhã, os funcionários entrarão no trabalho às 14h
Reprodução/Instagram
Quando as partidas do Brasil na Copa do Mundo ocorrerem pela manhã, os funcionários entrarão no trabalho às 14h

Pode não parecer, devido à aparente falta do tal 'espírito do hexa', mas a Copa do Mundo 2018, que ocorre na Rússia , já está para começar: a abertura dos jogos está agendada para o dia 14 de junho, quinta-feira da semana que vem. Assim, como ocorre a cada quatro anos, o expediente de muita gente será afetado pelas partidas de futebol.

Leia também: Servidores furtam combustível para seus carros particulares e acabam afastados

Não diferente, o Ministério do Planejamento publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (4), uma portaria que oficializa a flexibilização do expediente dos servidores públicos federais nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo .

De acordo com a publicação, nos dias em que as partidas da Seleção se realizarem pela manhã, o expediente terá início às 14h (horário de Brasília). Já nos dias em que os confrontos forem à tarde, a jornada de trabalho se encerrará às 13h.

A ideia é que tais horas sejam – como ocorreu nos campeonatos passados – compensadas até o dia 31 de outubro deste ano. 

Leia também: 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT 'leva' política para as ruas de São Paulo

O texto publicado hoje ressalta que caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades "assegurar que os agentes públicos observem os turnos de funcionamento dos órgãos ou entidades, bem como a integral preservação e funcionamento dos serviços considerados essenciais". Ou seja, essa flexibilização do horário de expediente dos funcionários públicos não poderá afetar os serviços federais considerados essenciais para a população.

Quando tem jogo do Brasil, afinal?

Se você ainda não se atentou ao assunto Copa 2018, vamos às atualizações que devem impactar no seu dia-a-dia: além da abertura do campeonato estar marcada para o dia 14, a primeira disputa do Brasil no torneio ocorre no dia 17, um domingo, contra a Suíça.

Além disso, ainda na primeira fase da Copa, a Seleção Brasileira jogará contra a Costa Rica, no dia 22, uma sexta-feira, e contra a Sérvia, no dia 27, uma quarta-feira.

Com exceção às questões que impactam a rotina de todos os brasileiros, como o funcionamento de órgãos públicos e alterações no transporte ou em qualquer prestação de serviço à população, o  iG Esporte  faz a cobertura completa de todas as notícias relacionadas à Copa do Mundo .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!