Usuários que já estavam dentro dos trens, tiveram que evacuar a Linha 1-Azul, andando pelos trilhos do Metrô de São Paulo
Reprodução/Twitter Diário da CPTM
Usuários que já estavam dentro dos trens, tiveram que evacuar a Linha 1-Azul, andando pelos trilhos do Metrô de São Paulo

O Metrô de São Paulo comemora, nesta terça-feira (24), seus 50 anos de fundação. Afinal, mesmo que as suas obras só tenham sido iniciadas oito anos depois, a Companhia do Metropolitano de São Paulo ( Metrô ) foi constituída no dia 24 de abril de 1968.

Leia também: Presidente do Metrô, secretário e mais sete viram réus por improbidade em SP

Levando-se em conta tal atraso – que já fez parte do começo da sua história – se o Metrô de São Paulo tivesse preparado para hoje uma festa temática em comemoração ao seu aniversário, aparentemente, o tema seria essa 'demora'.

Afinal, o transporte conhecido por ser o mais rápido da capital paulista registrou, hoje, falhas na circulação logo cedo, fazendo trens circularem em velocidade reduzida em pelo menos duas linhas. 

O maior problema registrado foi na Linha 1-Azul, onde a falta de energia elétrica fez com que todos os tren parassem de circular e todas as estações fossem fechadas por quase duas horas.

Quando reabertas, perto das 10h20, as estações ficaram com um número reduzido de catracas em funcionamento, para quem queria entrar nas estações. O motivo: "questão de segurança".

Enquanto a linha 1-Azul inteira estava com a circulação interrompida, o sistema Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi acionado para atender os passageiros.

Leia também: PSDB expulsa prefeito de Bariri suspeito de estuprar menina de 8 anos

Você viu?

Outros, que já estavam dentro dos trens, tiveram que evacuar a linha, andando pelos trilhos do Metrô, até chegarem a alguma estação e embarcar em um ônibus do Paese. Vídeos publicados nas redes sociais mostram, inclusive, os usuários andando pelos trilhos.

A falha de energia não só interrompeu a circulação na Linha 1-Azul, como deixou trens circulando com velocidade reduzida nas Linhas 2-Verde e 3-Vermelha. Além disso, os trens da Linha 15-Prata também não circularam por parte da manhã. 

Por volta das 11h, porém, o Metrô anunciou que todas as linhas e estações estavam funcionando normalmente. 

Aniversário do Metrô de São Paulo – e o presente?

A data das falhas que coincidiu com a celebração do aniversário do Metrô foi motivo de piadas e de reclamações dos usuários da companhia, que atualizavam suas redes sociais, enquanto tentavam chegar ao trabalho nesta manhã. 

"Falha na linha azul afetando todas as linhas e lotando os ônibus, estações de Metrô sendo fechadas e evacuadas... Feliz aniversário, @metrosp_oficial!!!!!!!! Que bela comemoração, hein?", publicou uma internauta no Twitter.

"Aniversário de 50 anos do Metrô sendo comemorado com falha elétrica em plena manhã de terça entre as estações Luz e Vila Mariana, paralisando três das estações mais importantes de todo o sistema. Velocidade reduzida e filas nas outras linhas por isso. Parabéns, Metrô", escreveu outra. 

"Fiquei surpreso com a forma de comemorar que vocês escolheram", escreveu um terceiro internauta, que publicou uma foto de passageiros andando pelos trilhos na linha 1-Azul.

Leia também: Explosão em posto de combustíveis deixa quatro feridos na zona norte de SP

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!