Todas as regiões da cidade de São Paulo entraram em estado de atenção para alagamentos
devido ao forte temporal que atinge a capital paulista na tarde desta quarta-feira (28). De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), serviço ligado à prefeitura, a cidade contabilizava ao menos 17 pontos intransitáveis devido ao acúmulo de água da chuva até as 17h desta tarde.
As marginais dos rios Pinheiros e Tietê estão sob estado de atenção para alagamentos desde as 14h30 desta tarde, bem como as regiões norte, oeste e central de São Paulo
. As zonas sul, sudeste e leste da capital paulista entraram em estado de atenção às 15h20 desta quarta-feira. Além do risco de alagamentos, as prefeituras regionais do Butantã e do Campo Limpo também alertam para a possibilidade de transbordamento do córrego Pirajuçara.
O túnel do Anhangabaú, na região central da cidade, foi uma das principais vias que chegaram a ser interditadas por conta de alagamentos nesta tarde, mas já foi liberado pouco antes das 17h30, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Segundo comunicado do CGE, as chuvas desta tarde decorrem da combinação do calor e a entrada da brisa marítima, o que causou fortes temporais nos bairros da Barra Funda, Lapa e Vila Leopoldina (zona oeste), Moema, Vila Mariana, Santo Amaro, Vila Andrade e Campo Belo (zona sul). Nas demais cidades da região metropolitana, também chove forte em Cotia, Itapevi e Carapicuíba. Ainda de acordo com o CGE, essas instabilidades estão se deslocando e ainda podem atingir outras regiões da capital paulista.
A tendência para os próximos dias da semana é de condições mais típicas do verão, ou seja, com sol e calor e pancadas isoladas de chuva no final das tardes.
Leia também: Nuvens "alienígenas" aparecem no céu e deixam moradores muito intrigados
Os alagamentos
Até as 17h15 desta tarde, as vias intransitáveis na capital paulista devido a alagamentos eram as seguintes:
Na zona norte: Avenida Olavo Fontoura (ambos os sentidos, na altura do número 1500).
No centro: Praça da Bandeira (ambos os sentidos, na altura do Anhangabaú); Túnel Papa João Paulo II (no sentido Aeroporto); Rua Manuel Dutra (na altura da Praça 14 Bis); Rua Teixeira Leite (na altura da Rua São Paulo); Avenida Nove de Julho (no sentido centro, na altura da Praça 14 Bis); e Rua da Cantareira (na altura da Avenida Mercúrio).
Na zona oeste: Avenida Professor Francisco Morato (ambos os sentidos, na altura da Praça dos Três Poderes); Avenida Engenheiro Oscar Americano (no sentido centro, na altura da Praça Professor Américo de Moura); no Túnel Max Feffer (no sentido bairro); e em dois pontos da pista local da Avenida das Nações Unidas (sentido Castelo, na altura da Ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo e na altura da Rua Olivia Feder).
Na zona sudeste: Na Avenida Vinte e Três de Maio (em ambos os sentidos, na altura do Instituto Dante Pazzanese); na Avenida República do Líbano (no sentido Ibirapuera, na altura da Antônio Joaquim de Moura Andrade); na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade (no sentido Marginal, na altura do Tribunal de Justiça); e no CV. Ayrton Senna (no sentido Bairro).
Leia também: Posts mentirosos sobre Marielle Franco serão excluídos do Facebook até amanhã