Alunos de Duque de Caxias recebem kit 'Páscoa com alimentação saudável' com cenouras e receita de bolo
Reprodução/Twitter
Alunos de Duque de Caxias recebem kit 'Páscoa com alimentação saudável' com cenouras e receita de bolo

Estamos na Semana Santa, que antecede o Domingo de Páscoa. Por causa disso, muitas escolas estão presenteando os estudantes com bombons, ovos de chocolate e doces – presentes típicos dessa data comemorativa. No entanto, não é isso o que aconteceu nas escolas da rede pública de ensino de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que optou por dar aos alunos um kit de cenouras. 

Leia também: ONU exige investigação 'rápida e imparcial' sobre assassinato de Marielle Franco

Além das cenouras – 'com casca e tudo', como diz na canção infantil –, as crianças levaram para casa uma receita de bolo. Além de não ser bem aceito pelos estudantes, o presente inusitado e saudável da prefeitura de Duque de Caxias gerou uma série de críticas por parte dos pais dos alunos, inclusive nas redes sociais. 

"Olha o que a minha prima ganhou no colégio. Enquanto em outros colégios as crianças estão ganhando bombom, ovinhos de Páscoa, ela simplesmente ganhou cenoura do prefeito", escreveu uma moradora da cidade, no Twitter. "Ela disse que a professora entregou dizendo que o prefeito que pediu para entregar e que era para eles fazerem bolo de cenoura em casa para comer. Minha prima virou coelha agora?", indagou.

"Que o senhor seja ricamente abençoado por ter abençoado nossas crianças pelas três cenouras murchas para fazermos bolo de cenoura", ironizou outra internauta da família de uma criança presenteada. 

Explicações, desperdício e desculpas

Em um documento enviado aos diretores das escolas municipais, a coordenadora de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação, Ana Lucia de Almeida, explica o projeto 'Páscoa com alimentação saudável'.

Você viu?

Leia também: Forças Armadas e polícias deslocam cerca de 4 mil homens para operação no Rio

"Prezado diretor. Cumprimentando-o, encaminhamos para que seja implementado nas unidades escolares o projeto 'Páscoa com alimentação saudável', onde nessa ação cada aluno deverá receber, simbolizando a páscoa, um kit de cenoura acompanhado de uma receita de bolo (anexo) para ser confeccionado pelas famílias", diz o comunicado.

A secretaria explicou que o presente inusitado se deu porque o município recebeu uma quantidade maior que a "usual" de cenoura e, para evitar o desperdício, o alimento deveria ser entregue aos alunos.

Em uma nota divulgada à imprensa, a prefeitura explicou que houve um erro no pedido de cenouras e, já que se tratava de um alimento perecível, a secretaria decidiu distribuir as raízes aos alunos, a fim de evitar um possível desperdício.

Leia também: Jovens mortos em Maricá não eram envolvidos com crime, diz delegada

"A Prefeitura ressalta que não compactua com desperdício, nem tolera o gasto desordenado e irresponsável de dinheiro público. Em nome do prefeito Washington Reis, a Prefeitura lamenta e pede desculpas ao povo de Duque de Caxias, em especial aos nossos 80 mil estudantes e suas famílias", diz a nota.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários