Bate-bola ou clóvis são nomes de fantasias de Carnaval compostas por máscara, roupa colorida e capa
Tomaz Silva/Agência Brasil
Bate-bola ou clóvis são nomes de fantasias de Carnaval compostas por máscara, roupa colorida e capa

Policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) do Rio de Janeiro encontraram, na madrugada deste terça-feira (13), um grupo com mais de 100 bate-bolas, na Rua Santa Luzia. Os PMs foram orientados por informações de motoristas, que relataram que pessoas fantasiadas de Carnaval estariam provocando tumultos em ruas do centro do Rio de Janeiro. Com eles, foram encontrados uma pistola calibre 9 milímetros, uma bomba de fabricação caseira e diversos paus.

Leia também: Rio tem ao menos sete mortos e oito feridos em tiroteios em menos de 24 horas

Os policiais militares encontraram ainda com o grupo objetos roubados, como celulares, relógios e carteiras. O grupo e as vítimas dos delitos durante a folia do Carnaval foram levados para a Central de Garantias Norte, onde dez bate-bolas ficaram presos. A Polícia Civil do Estado (PCERJ) investiga o caso.

Bate-bola ou clóvis são nomes de fantasias carnavalescas compostas por máscara – parecida com a de palhaços assustadores –, roupa colorida e capa. O folião bate com força no chão com uma bola presa a um cordão. A tradição foi trazida pelos colonizadores portugueses, tendo sido também influenciada pela folia de reis.

Esquema da PM

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro determinou o reforço do policiamento em áreas e horários de maior demanda de acordo com a agenda dos eventos carnavalescos. Segundo a PM, apesar da crise, o plano para a segurança do evento no Rio em 2018 mobilizou mais de 17 mil policiais.

Leia também: Bandidos invadem ambulância no Rio e matam paciente com tiros de fuzil

Da manhã de sexta-feira à manhã desta terça-feira (13), os policiais militares prenderam 239 criminosos e apreenderam 36 adolescentes envolvidos em ações delituosas. Durante este período, 29 armas foram recolhidas das mais de criminosos.

Balanço da Guarda Municipal

Na segunda-feira (12), os guardas municipais detiveram três pessoas em pontos das zonas Sul e Oeste da cidade. Com as ocorrências , já são 23 pessoas detidas pela Guarda Municipal desde sexta-feira (9) por furtos, resistência, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Leia também: Vídeo flagra idoso atropelado por ônibus sendo salvo por suposto 'anjo' em SP

As equipes de fiscalização de trânsito aplicaram 618 multas, sendo a maioria por estacionamento irregular. Do total de multas, 201 foram aplicadas no entorno do Sambódromo desde as 18h de domingo (11) até a manhã desta segunda-feira de Carnaval.

* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!