As autoridades de Santa Catarina confirmaram na tarde desta quinta-feira (11) que já foram registradas ao menos duas mortes em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de Florianópolis nas últimas 48 horas. Há ainda a possibilidade de que uma terceira morte seja confirmada em breve, uma vez que um homem de 34 anos de idade está desaparecido desde a tarde dessa quarta-feira (10) após ter sido arrastado pela correnteza em Balneário Camboriú.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina
, a primeira morte foi a de uma menina de 8 anos de idade que brincava na garagem de casa no momento em que uma árvore caiu sobre o local, no município de São João Batista, na tarde de ontem. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. A irmã da menina também sofreu ferimentos, mas foi liberada após receber atendimento no hospital.
O homem de 34 anos que está desaparecido foi arrastado pela correnteza quando tentava desobstruir uma tubulação para evitar que a água entrasse em sua casa. O ato foi semelhante ao de outra vítima das chuvas, que morreu em Florianópolis enquanto tentava limpar uma boca-de-lobo. Segundo testemunhas relataram aos socorristas, o homem de 59 anos de idade bateu com a cabeça e entrou em convulsão, sofrendo parada cardiorrespiratória. Ele chegou a ser reanimado, mas não resistiu.
Leia também: Exército Brasileiro investiga desaparecimento de munição pesada no Ceará
Estragos em 19 cidades
As chuvas que atingem grande parte do estado alcançaram o maior índice pluviométrico já registrado em solo catarinense, com a precipitação de 400 mm de chuva em apenas 48 horas. A previsão é de que o cenário chuvoso prevaleça no estado ao menos até essa sexta-feira (12).
O clima extremo já causou estragos em ao menos 19 municípios no estado, conforme informou nesta quinta-feira a Defesa Civil. Segundo o órgão, foram atendidas até o início da noite dessa quarta-feira um total de 15 ocorrências, sendo dez deslizamentos, três quedas de muros e duas quedas de árvores.
"A água está baixando, mas temos problemas ainda de estradas com acesso dificultado. Todo o trabalho preventivo que foi feito de emissão de alerta reduziu bastante o impacto em nossas regiões", afirmou o secretário estadual da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, em vídeo publicado pelo governador Raimundo Colombo (PSD).
O chefe do Poder Executivo de Santa Catarina garantiu que "todas as ações do governo estão disponibilizadas para dar sustentação" às atividades de atendimento às vítimas e cidades afetadas pelas chuvas.
Leia também: Prefeitura do Rio quer tropas federais atuando na cidade durante o carnaval