undefined
Reprodução/TV Globo

Suspeitos do assassinato são levados por policiais; não se sabe ainda o que motivou o crime

Três homens foram presos, neste sábado (16), suspeitos de matarem o prefeito de Colniza , no Mato Grosso, Esvandir Antônio Mendes, mais conhecido como Vando Colzinatur (PSB). As informações são da TV Globo.  O secretário de Finaças da cidade, Admilson Ferreira dos Santos, de 41 anos, também foi atingido por disparos, mas sobreviveu.

Leia também: Polícia prende suspeita de ser mandante de ataque contra juíza em fórum no RS

Os suspeitos, identificados como Zenilton Xavier de Almeida, Welisson Brito Silva e Antônio Pereira Rodrigues Neto  foram presos pelo Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) da Polícia Civil, em uma estrada entre outras duas cidades do Mato Grosso, Juruena e Castanheira. O motivo do assassinato do prefeito  ainda não foi esclarecido.

Antônio é apontado como o mandante do crime. Morador de Colniza, ele teria contratado os outros dois comparsas, e juntos, os três participaram da emboscada que matou Mendes. Uma força tarefa tinha sido montada para resolver o crime.

A reportagem do iG não conseguiu contato com as defesas dos acusados.

Assassinado

Prefeito de Colniza, Vando Colnizatur (PSB) foi assassinado aos 61 anos de idade após perseguição
Reprodução/Twitter
Prefeito de Colniza, Vando Colnizatur (PSB) foi assassinado aos 61 anos de idade após perseguição

Mendes foi morto na noite desta sexta-feira (15).  O político estava ao volante de seu carro acompanhado do secretário municipal de Finanças, Admilson Ferreira dos Santos, quando foi surpreendido por outro veículo, modelo SUV, de onde foram realizados os disparos. O prefeito ainda conseguiu conduzir seu carro até um posto de gasolina, mas não resistiu aos diversos ferimentos a bala e acabou morrendo ali mesmo, aos 61 anos de idade.

Já o secretário foi ferido por dois tiros e pôde ser socorrido a um hospital da cidade de Juína, a pouco mais de 300 quilômetros de Colniza, onde ele permanece internado. A esposa de Vando, conforme reportaram portais de notícia da região, também estava a bordo do veículo,  bem como uma quarta pessoa. Esses dois passageiros teriam obtido apenas ferimentos leves no episódio.

“O efetivo policial já estava reforçado na cidade em razão da operação final de ano e os policiais já estão fazendo as diligências. Além do efetivo da PM e da Polícia Civil, os setores de inteligência também estão nas buscas pelos criminosos”, informou o secretário de Segurança, Gustavo Garcia.

Veja também: Suzane von Richthofen ganha aval para estudar dentro de cadeia

Essa região do Mato Grosso é conhecida por registrar diversos conflitos por disputa de terras e pela extração de madeira. Colniza já foi considerada, em 2007, o município mais violento do País e foi palco de outros episódios sangrentos ainda neste ano. A morte do prefeito do município se dá justamente no dia em que o governo estadual anunciou redução em 10% no número de homicídios ocorridos no Mato Grosso no período de janeiro a novembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2016.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!