Com crise política e econômica no país de origem, venezuelanos têm atravessado a fronteira rumo à Roraima e Manaus
TV Bandeirantes/Reprodução
Com crise política e econômica no país de origem, venezuelanos têm atravessado a fronteira rumo à Roraima e Manaus

O Ministério Público Federal (MPF) em Roraima e a Defensoria Pública da União (DPU) denunciaram a ação de policiais militares e bombeiros que, segundo os órgãos, “forçaram” a retirada de cerca de 400 venezuelanos que moravam no centro da capital Boa Vista e que foram levados para um ginásio. 

Leia também: Incêndio na Chapada dos Veadeiros é considerado extinto e parque vai reabrir

De acordo com os órgãos, no dia 28 de outubro, os migrantes venezuelanos que viviam em torno da Rodoviária de Boa Vista foram obrigados “a se deslocarem para o abrigo montado no ginásio poliesportivo Tancredo Neves, zona oeste da cidade. Ficou constatado ainda que a operação não contou com a participação de órgãos de assistência social do estado, apesar dos alvos serem pessoas em extremo estado de vulnerabilidade".

O MPF e a defensoria argumentam na ação que os migrantes não podem se impedidos de viver nas ruas e pedem que o governo de Roraima "seja proibido de fazer novas remoções forçadas ou que impeça” os migrantes de deixarem o ginásio para onde foram levados.

Segundo os promotores e defensores, o grupo da Venezuela relata que o ginásio é sujo, não tem abastecimento de água e falta alimentos, mesmo com a presença de crianças e idosos doentes. Os órgãos também pedem uma indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 800 mil.

Leia também: Estátua de Drummond é vandalizada pela 11ª vez, no Rio de Janeiro

Governo de Roraima

Em nota, o governo de Roraima afirmou que recebeu com perplexidade o ajuizamento da ação civil pública, pois a transferência ocorreu de forma voluntária, após prévio entendimento firmado pela Defesa Civil.

Afirmou que a ação envolveu oito secretarias e garantiu acolhimento e abrigo a 380 pessoas da Venezuela em local limpo, com água, instalações sanitárias e energia elétrica. A nota esclarece também que a permanência nos abrigos é voluntária.

Leia também: Manaus pede auxílio do governo federal por causa de imigrantes da Venezuela

A Procuradoria-Geral do Estado vai adotar as medidas judiciais cabíveis tão logo seja oficialmente notificada.

Crise na Venezuela

A Venezuela vive uma crise política e econômica que tem levado a população do país a buscar melhores condições de vida no Brasil. A principal porta de entrada é o município de Pacaraima, em Roraima, que faz fronteira com o município venezuelano de Santa Elena do Uiarén. Além de Roraima, Manaus, na Amazônia, também vem tentando lidar com o enorme contingente de venezuelanos que chagam ao País.

* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!