Pelo menos 35 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já foram atingidos pelo incêndio que começou no último dia 12 de outubro, de acordo com o Instituto Chico Mendes, ligado ao Ministério do Meio Ambiente. A área equivale a quase 14,6% do tamanho total do parque. A Chapada dos Veadeiros, que fica no estado de Goiás, é tombada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
Veja também: Aluno baleado por outro em escola de Goiânia chega em casa após alta de hospital
Mais de 200 pessoas, entre voluntários e oficiais, trabalham no combate ao incêndio
, incluindo membros do Corpo de Bombeiros de Goiás e Distrito Federal, do Ibama PrevFogo, da Polícia Rodoviária Federal, além do próprio parque. O trabalho conta também com quatro aviões air tractor
e três helicópteros, além de equipamentos turbo sopradores.
O município de Alto Paraíso de Goiás, onde parte do parque fica localizado, decretou estado de emergência na manhã desta segunda-feira (23). Na prática, isso significa que todas as secretarias da cidade podem deslocar seus recursos para o combate ao fogo, sob a coordenação da Defesa Civil local.
Como o prefeito de Alto Paraíso, Martinho Mendes da Silva, destaca no decreto, já existe “risco iminente de danos à zona urbana”, incluindo a perda de vidas humanas. Com isso, a Defesa Civil também fica autorizada a evacuar residências e utilizar de propriedade privada no trabalho contra o incêndio.
Além disso, a prefeitura passa a poder receber ajuda de voluntários. ”O engajamento da sociedade civil no apoio direto à proteção de toda a área da Chapada tem sido fundamental para combater os incêndios florestais”, afirma o coordenador-geral de Proteção do Instituto Chico Mendes, Luiz Felipe de Luca.
O presidente Michel Temer usou as redes sociais nesta segunda-feira para agradecer o trabalho dos envolvidos nos esforços.
Mais de dez dias de fogo
O fogo começou no dia 12 e obrigou o parque a ficar fechado para visitação durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Ele foi reaberto no dia 17, mas fechado novamente na quinta-feira, dia 19
.
As principais frentes de combate se localizam perto do Córrego dos Ingleses. O incêndio já atravessou a rodovia GO 239, que liga Alto Paraíso a São Jorge.
Leia também: Mulher flagra momento em que filho é atingido por raio enquanto usa guarda-chuva