'Impedir homossexual de fazer doação de sangue é discriminação', diz ministro

Supremo julga ação sobre norma que impede homens de doarem sangue por 12 meses após a última relação sexual com outra pessoa do mesmo sexo

Anvisa proíbe doação de sangue por homens que tiveram relação sexual com outro homem nos últimos 12 meses
Foto: shutterstock
Anvisa proíbe doação de sangue por homens que tiveram relação sexual com outro homem nos últimos 12 meses

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (19) pela inconstitucionalidade de normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbem homens homossexuais de fazerem doação de sangue por 12 meses após a última relação sexual. Após a manifestação de Fachin, que é relator da ação, a sessão foi suspensa, e o julgamento deverá ser retomado na próxima quarta-feira (25). Faltam os votos de dez ministros.

Leia também: Juiz suspende obrigatoriedade de alunos rezarem "Pai Nosso" em escolas no Rio

A pauta sobre a doação de sangue por homossexuais foi levantada por meio de uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR), protocolada em junho do ano passado. A ação questiona a validade das normas do Ministério da Saúde e da Anvisa sobre o assunto. Segundo a procuradoria, as resoluções e portarias que criaram regras para doação sanguínea por homossexuais são discriminatórias.

Em seu voto, o ministro Fachin entendeu que as normas não podem excluir homossexuais de exercerem sua cidadania ao doarem sangue. Segundo o relator, a exclusão preventiva de qualquer grupo de pessoas é inconstitucional. Além disso, o controle de qualidade do sangue deve ser feito por exames adequados, e não com base na orientação sexual, de acordo com o ministro.

"O estabelecimento de grupos e não conduta de risco incorre em discriminação, pois lança mão a uma interpretação consequencialista desmedida, apenas em razão da orientação sexual”, afirmou o ministro.

Leia também: Corpos de meninas encontradas mortas em porta-malas de carro são identificados

Na próxima semana, devem votar os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e a presidente da Corte, Cármen Lúcia.

Direito à cidadania

Durante o julgamento, várias entidades se manifestaram, todas contra as regras. A advogada Patrícia Gorisch, do Instituto Brasileiro de Direito de Família, disse que a proibição parte do princípio de que os homossexuais são promíscuos e os transforma em “pessoas de segunda categoria”.

"Essas pessoas vão aos bancos de sangue ajudar o próximo, efetivar seu direito de cidadania e saem da lá com um não, pelo simples fato de serem quem são. Isso é totalmente contrário com os tratados internacionais de direitos humanos”, disse.

No entendimento do defensor Gustavo da Silva, representante da Defensoria Pública da União (DPU), a norma trouxe de volta o antigo termo de grupo de risco e vincula doenças sexuais somente aos homossexuais. Para o defensor, atualmente a questão é tratada como comportamento de risco, válido também para homens heterossexuais.

“O grande desafio nas lutas antidiscriminatórias é buscar as sutilezas subjacentes aos discursos aparentemente inofensivos”, afirmou.

Leia também: Índio é preso e dois policiais ficam feridos após confrontos em frente à Câmara

Durante o julgamento desta quinta-feira, a Anvisa e o Ministério da Saúde não se pronunciaram oralmente. Em informações enviadas ao STF no ano passado para subsidiar o voto de Fachin, a Anvisa declarou que segue informações científicas internacionais para estabelecer as normas e que as regras para doar sangue atendem aos princípios da precaução e proteção à saúde.

Na ocasião, o órgão declarou que homens homossexuais não são proibidos de fazer doação de sangue, desde que atendam aos requisitos de triagem clínica.

* Com informações da Agência Brasil