O trabalho que a Polícia Militar Ambiental desempenha tem se tornado cada dia mais importante diante das grandes ameaças que o meio ambiente enfrenta nos dias atuais. Durante a série de matérias que o Portal iG tem realizado com a Tropa comandanda pelo Coronel Alberto Malfi Sardilli, os PMs sempre destacam a importância da colaboração do cidadão de bem nas missões.

Leia também: PM Ambiental recupera mais de 100 pássaros e apreende balão de 40 metros em SP

Aplicativo Denuncia Ambiente está disponível gratuitamente para plataformas Android e iOS
Divulgação
Aplicativo Denuncia Ambiente está disponível gratuitamente para plataformas Android e iOS

Foi pensando nessa aproximação entre a Polícia Militar Ambiental e o cidadão, que a Secretaria do Meio Ambiente lançou o aplicativo Denúncia Ambiente. Esse será o principal canal para receber alertas de crimes ambientais e ações contra a natureza no Estado de São Paulo. A irregularidade pode ser relacionada à fauna, vegetação, água, solo, ruído, ar ou fogo.

Leia também: Coronel da PM Ambiental Alberto Sardilli alerta para os perigos de soltar balões

Você viu?

Através do aplicativo, os crimes poderão ser registrados com mais clareza por meio de foto, vídeo e até áudios. Alguns exemplos são: desmatamento e corte de árvores, extração de palmito, queimadas, fabricação, venda e soltura de balão, tráfico de animais silvestres, despejo irregular de entulho e fumaça preta em veículos.

O cidadão que quiser fazer uma denúncia, mesmo quando se identificar, terá a garantia do sigilo de seus dados. Ele também terá a oportunidade de acompanhar o andamento do caso e colher junto com os Policiais Militares o resultado de sua ação. 

Além do Denúncia Ambiente, a Secretaria do Meio Ambiente mantém também disponíveis outros aplicativos. O Sistema Ambiental Paulista disponibiliza variadas informações sobre o meio ambiente em SP. Já Parques SP trata de Ecoturismo e mostra trilhas, mapas e informações de seis parques estaduais.

Leia também: Polícia Militar versus "fake news"

O serviço que auxilia a Polícia Militar Ambiental está disponível para usuários de smartphone ou tablet, o Denúncia Ambiente pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play. Para conferir todos os aplicativos disponíveis para os paulistas usufruírem de serviços do Governo do Estado, acesse SP Serviços.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários