O trabalho que a Polícia Militar Ambiental desempenha tem se tornado cada dia mais importante diante das grandes ameaças que o meio ambiente enfrenta nos dias atuais. Durante a série de matérias que o Portal iG tem realizado com a Tropa comandanda pelo Coronel Alberto Malfi Sardilli, os PMs sempre destacam a importância da colaboração do cidadão de bem nas missões.
Leia também: PM Ambiental recupera mais de 100 pássaros e apreende balão de 40 metros em SP
Foi pensando nessa aproximação entre a Polícia Militar Ambiental e o cidadão, que a Secretaria do Meio Ambiente lançou o aplicativo Denúncia Ambiente. Esse será o principal canal para receber alertas de crimes ambientais e ações contra a natureza no Estado de São Paulo. A irregularidade pode ser relacionada à fauna, vegetação, água, solo, ruído, ar ou fogo.
Leia também: Coronel da PM Ambiental Alberto Sardilli alerta para os perigos de soltar balões
Através do aplicativo, os crimes poderão ser registrados com mais clareza por meio de foto, vídeo e até áudios. Alguns exemplos são: desmatamento e corte de árvores, extração de palmito, queimadas, fabricação, venda e soltura de balão, tráfico de animais silvestres, despejo irregular de entulho e fumaça preta em veículos.
O cidadão que quiser fazer uma denúncia, mesmo quando se identificar, terá a garantia do sigilo de seus dados. Ele também terá a oportunidade de acompanhar o andamento do caso e colher junto com os Policiais Militares o resultado de sua ação.
Além do Denúncia Ambiente, a Secretaria do Meio Ambiente mantém também disponíveis outros aplicativos. O Sistema Ambiental Paulista disponibiliza variadas informações sobre o meio ambiente em SP. Já Parques SP trata de Ecoturismo e mostra trilhas, mapas e informações de seis parques estaduais.
Leia também: Polícia Militar versus "fake news"
O serviço que auxilia a Polícia Militar Ambiental está disponível para usuários de smartphone ou tablet, o Denúncia Ambiente pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play. Para conferir todos os aplicativos disponíveis para os paulistas usufruírem de serviços do Governo do Estado, acesse SP Serviços.