Tamanho do texto

Estação mais fria do ano começou oficialmente na madrugada desta quarta; SC registrou geada, Rio teve chuvas fortes e SP deve ter clima mais ameno

Cidade de São Joaquim (SC) registrou -3,5°C na madrugada de terça-feira; inverno começou oficialmente nesta quarta (21)
Mycchel Hudonn Legnaghi/São Joaquim Online
Cidade de São Joaquim (SC) registrou -3,5°C na madrugada de terça-feira; inverno começou oficialmente nesta quarta (21)

O inverno começou oficialmente no Brasil na madrugada desta quarta-feira (21), mais precisamente às 1h24, no horário de Brasília. A estação mais gelada do ano trouxe consigo muita chuva para o Rio de Janeiro, temperaturas abaixo de 0ºC e geada para o Sul do País e, claro, desencadeou as mais variadas reações nos internautas – quase sempre com bom humor.

Leia também: Mil australianos mergulham pelados para celebrar início do inverno; veja fotos

Na capital fluminense, o último dia do outono teve fortes temporais nessa terça-feira (20), provocando diversos pontos de alagamento no Rio. Foi o maior volume de chuvas para o mês de junho na cidade nos últimos 20 anos. Por conta do clima chuvoso, que se mantém neste início de inverno , a maior parte do Rio está em situação de atenção, com alta possibilidade de deslizamentos na zona sul da cidade, de acordo com boletim do Sistema Alerta Rio, mantido pela prefeitura da cidade.

De acordo com o Climatempo, o volume de chuvas registrado na cidade maravilhosa nesta semana é um fenômeno atípico para esta época do ano. O serviço de meteorologia atesta que várias áreas do Rio tiveram mais de 200 mm de chuva acumulados nas últimas 24 horas, sendo que qualquer montante acima de 100 mm já é considerado tecnicamente extremo em qualquer lugar.

Já em Santa Catarina, os termômetros chegaram a registrar temperaturas negativas nas últimas horas. No município de São Joaquim, houve geada nas primeiras horas da terça-feira, com os termômetros marcando -3,5°C.

Na capital paulista, o inverno chegou com nebulosidade e baixas temperaturas. A primeira madrugada da nova estação teve média de 14ºC em São Paulo, com sensação térmica abaixo de 10ºC na cidade, segundo monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.

Apesar dos últimos dias de crescente frio na Grande SP, o inverno deste ano deve ser menos rigoroso que o de 2016, de acordo com as previsões do Climatempo. Segundo o serviço de meteorologia , a capital paulista deve picos de baixas temperaturas em dois períodos desta estação: nos últimos dias deste mês e no final de julho. Em ambos eventos, os termômetros devem registrar marcas abaixo de 10ºC.

Leia também: Esqueleto de "mão alienígena" de três dedos é achado e intriga moradores do Peru

Memes

Na internet, a troca de estações não passou despercebida e provocou o pânico de muitos e a alegria de outros tantos – em menor número, diga-se. A chegada do período mais frio do ano é o assunto mais comentado no Twitter, com a hashtag #inverno.

Enquanto muitos reclamam da falta de roupas para encarar o frio, há aqueles que se lamentam por ter que deixar o conforto da cama quente e também outros que trazem dicas para tornar a estação menos dolorosa. Confira abaixo alguns dos memes que podem trazer um quentinho para o seu primeiro dia de inverno:










    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.