Motoristas de ônibus e cobradores deram prazo de 24 horas para empresários apresentarem nova proposta
Rovena Rosa/Agência Brasil
Motoristas de ônibus e cobradores deram prazo de 24 horas para empresários apresentarem nova proposta

O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Transporte Rodoviário de São Paulo suspendeu a paralisação prevista para a tarde desta terça-feira (16). A decisão foi tomada após uma reunião que envolveu representantes das empresas e da prefeitura. Segundo o sindicato, os empresários pediram 24 horas para apresentar uma nova proposta à categoria.

Leia também: Apoio dos evangélicos a Doria é uma farsa

O movimento que deveria interromper o serviço de transporte coletivo entre as 14h e 17h, é contra o reajuste oferecido de 3% em duas parcelas, considerado baixo pelos trabalhadores. Os funcionários também são contra o projeto que tem como objetivo acabar com a função de cobrador de ônibus na cidade.

Há pouco mais de um mês, o prefeito João Doria anunciou que em quatro anos as passagens do transporte público serão pagas por meio de cartão do Bilhete Único, dispensando a necessidade de cobrador dentro dos coletivos. Doria afirmou que a mudança não causará demissões.

No início de abril, começaram os testes com veículos sem utilizar os serviços de cobradores em uma linha na zonal sul da cidade. Segundo a prefeitura, atualmente, apenas 6% dos usuários do transporte público na cidade pagam em dinheiro. Os demais 94% utilizam modelos do Bilhete Único

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo disse, por meio de nota, que o setor de transporte passa por uma crise e que as empresas têm recorrido a empréstimos para manter as obrigações em dia.

“No último ano, o setor dos transportes por ônibus tem sido afetado, drasticamente, pela queda de passageiros pagantes e pela diminuição da atividade econômica, com sérios impactos na arrecadação municipal. Esta situação tem gerado constantes atrasos nos repasses de recursos orçamentários, provocando resultado financeiro negativo para as empresas.”

Leia também: Terra é um imenso zoológico feito para diversão alienígena, defende cientista

Lei do Xixi

Também nesta terça-feira, o prefeito em exercício, vereador Milton Leite, sancionou a chamada " Lei do Xixi ", que estabelece uma multa de R$ 500 para quem for flagrado urinando nas vias públicas da capital paulista. A prefeitura terá agora 90 dias para regulamentar a lei e definir a aplicação.

De autoria do vereador Caio Miranda (PSB), a ideia é que a lei “promova um convívio sustentável durante grandes eventos, como o carnaval de rua, a Virada Cultural, a parada LGBT e a entrada e saída de jogos de futebol”.

De acordo com o projeto de lei, o montante arrecadado com as multas será direcionado ao Fundo Municipal de Limpeza Urbana.

Leia também: Temer se irrita com polêmica sobre babá de Michelzinho: "Ele ficaria ofendido"

*Com informações e reportagem da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!