Mesmo com as horas extras, a categoria permanecerá em greve até que toda a situação financeira seja regularizada
Facebook/Reprodução
Mesmo com as horas extras, a categoria permanecerá em greve até que toda a situação financeira seja regularizada

Os policiais civis do Rio de Janeiro vão receber nesta quinta-feira (2) as horas extras pelo período trabalhado nos Jogos Olímpicos, em agosto de 2016. Essa é uma das reivindicações dos agentes, que estão em greve desde janeiro. 

Leia também: Confira cinco pontos importantes para entender o pagamento de horas extras

No entanto, isso não será o bastante para que os policiais encerrem a greve . Isso porque outro pedido dos agentes é o pagamento do décimo terceiro salário, que também está atrasado. E o governo do estado já avisou que não tem previsão para pagar essa dívida. Com isso, a paralisação dos policiais civis entra em seu terceiro mês. 

Dinheiro na conta

Por causa da crise financeira do estado, a Secretaria de Fazenda só conseguiu depositar nesta quinta-feira os R$ 3 milhões referentes ao Regime Adicional de Serviço (RAS). Alguns agentes já confirmaram ao Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) que o dinheiro está na conta.

Leia também: Com salários atrasados, Polícia Civil faz paralisação de 24 horas no Rio

De acordo com o presidente do Sinpol, Fernando Bandeira, mesmo com as horas extras, a categoria permanecerá paralisada até que toda a situação financeira seja regularizada.

Leia também: Sem receber, policiais civis e agentes penitenciários fazem paralisações no Rio

“Não é suficiente ainda, falta o décimo terceiro salário que deveria ser pago em dezembro, há também que pagar todo o RAS (de 2016) e as gratificações às delegacias que se destacaram, as metas, que não estão sendo pagas. Esse é o débito do governo com os policiais civis”, informou. Ele também reclamou do adiamento da data de pagamento do quinto para o décimo dia útil do mês, o que gera “insatisfação” e “revolta” da categoria.

O que funciona normalmente

Mesmo com a paralisação, segundo a Polícia Civil, serviços emergenciais como remoção de corpos estão sendo atendidos normalmente. O funcionamento das delegacias, no entanto, varia de acordo com a adesão ao movimento. Quem não conseguir fazer registro de ocorrência presencialmente pode recorrer à delegacia online.

Leia também: "Culpa do Diabo": homem mata namorada que não queria transar e estupra cadáver

Na semana passada, o governo pagou as horas extras da Olimpíada à Polícia Militar. Os próximos depósitos vão ser efetuados “o mais breve possível, de acordo com a disponibilidade em caixa”. Até lá, a greve vai continuar.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!